Notícias

6/recent/ticker-posts

Após escândalo das joias, TCU toma medida envolvendo todos os presidentes; entenda

 

Valter Campanato/Agência Brasil 

Após toda a repercussão negativa sobre o caso das joias sauditas trazidas de forma ilegal ao Brasil como um presente para o casal, Michelle e Jair Bolsonaro (PL), o Tribunal de Contas da união (TCU) tomou uma decisão drástica que envolve todos os presidentes da República do Brasil.

A Corte decidirá que fará uma auditoria nos presentes recebidos por todos os futuros presidentes da República a cada final de mandato. O TCU quer que, logo após a eleição, o presidente envie ao Tribunal uma lista dos presentes recebidos enquanto ocupava o cargo.

De acordo com O Antagonista, desta forma, ficará mais fácil manter um controle, através de identificação se o item deverá integrar o acervo pessoal do político ou o acervo público na Presidência da República.

No último sábado (04), o Ministério Público Federal (MPF) em Guarulhos foi acionado pela Receita Federal para apurar o caso. Com informações e imagens dos bens apreendidos no aeroporto internacional de São Paulo, em outubro de 2021, a representação foi distribuída para uma procuradora do MPF na cidade. As peças, avaliadas em mais de R$ 16,5 milhões, seriam um presente do governo da Arábia Saudita para Michelle.

Desde que as peças foram apreendidas, houve ao menos oito tentativas do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro de recuperar os itens, mas a Receita Federal não atendeu aos pedidos.

Com previsão de retornar ao Brasil no próximo dia 30, Bolsonaro disse que pretende devolver as joias e que  não pretendia "sumir com esse material".

Cadastrado por Daniela Pereira

Postar um comentário

0 Comentários