Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre cineasta espanhol de "Cría Cuervos" aos 91 anos

 

Foto: Divulgação / Redes Sociais  

Considerado um dos diretores clássicos da Espanha e foi uma referência para o cinema de autor europeu, o cineasta espanhol Carlos Saura morreu, nesta sexta-feira (10), aos 91 anos em Madri. O falecimento foi por problemas respiratórios. Em 2022, o artista teve um AVC e, em outro momento, caiu enquanto passeava com seus cachorros, duas situações que colaboraram para o agravamento do quadro. 

Vida artística - Em 1960, ganhou visibilidade ao criticar o regime de Francisco Franco, líder fascista espanhol. O artista receberia um prêmio Goya, o maior do cinema espanhol, neste sábado. Saura ficou conhecido por filmes que exploram a natureza e o drama humano. "Cría Cuervos" (1966), seu filme mais emblemático, conta a história de uma mulher que acredita que causou a morte inesperada do pai, um militar franquista, através de um poder misterioso.

Saura, um dos cineastas fundamentais da história do cinema espanhol, morreu hoje em sua casa aos 91 anos, rodeado de seus entes queridos", publicou a Academia de Cinema da Espanha no Twitter. Em outra publicação, a Academia disse que seu último filme, "Las Paredes Hablan" (As Paredes Falam), lançado na última sexta-feira, mostra sua atividade incansável e seu amor pelo ofício até o último momento.

Camila Vieira / BNews

Postar um comentário

0 Comentários