Notícias

6/recent/ticker-posts

Aumenta número de brasileiros em Portugal que pedem ajuda para voltar ao Brasil

 

MARCO OETJEN POR PIXABAY

O número de brasileiros em Portugal que pediram ajuda para voltar ao Brasil em 2022 aumentou em comparação ao ano de 2021. Os principais motivos para este cenário são desemprego, dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, falta de preparação no processo migratório e custo de vida mais elevado no país europeu.

Baseado nos dados de 2022, inscreveram-se, em média, aproximadamente 80 pessoas por mês no programa da Organização Internacional para as Migrações (OIM). Do total que procuram ajuda, 92% são brasileiros em situação de extrema vulnerabilidade.

Durante entrevista à RFI, Vasco Malta, chefe de Missão da OIM em Portugal, revela que a situação é preocupante e um dos motivos para este cenário alarmante é a pouca informação sobre a realidade portuguesa, além de um planejamento deficiente antes de deixar o país natal.

Malta destaca também a desinformação nas redes sociais e cita o aumento do custo de vida. "A verdade é que também existe muita desinformação nas redes sociais, que acaba por potenciar a decisão de migrar para Portugal tendo por base apenas estas fontes, e não a informação oficial", explica Malta. "Por vezes, as pessoas até podem trazer economias, mas quando precisam de enfrentar a difícil realidade do mercado imobiliário ou do próprio aumento do custo de vida, por exemplo, esta verba de emergência acaba por ser consumida muito rapidamente”, completa.

O aumento considerável de pedidos de ajuda revela uma situação bagunçada semelhante com a vivida em 2020, ano da surgimento da pandemia da Covid-19. “No geral, registrou-se um aumento de número de pedidos de apoio de 2021 para 2022. Falamos de 288 casos em 2021 para 1.051 em 2022", contabiliza Malta. Ele indica ainda que 113 voltaram ao Brasil com o apoio do dispositivo em 2021, contra 394 em 2022.

Cadastrado por Bruno Guena

Postar um comentário

0 Comentários