Notícias

6/recent/ticker-posts

Produção de soja no Brasil pode alcançar crescente de mais de 18%

 

Jonas Oliveira/Agência Brasil   

produção de soja do Brasil ganhou uma projeção esperançosa para 2022/23. Isso porque de acordo com uma projeção da Agroconsult, divulgado durante uma entrevista coletiva de lançamento da 20ª edição do Rally da Safra, uma quantia próxima de 153,4 milhões de toneladas deve ser lançada nesta temporada. O número retrata um aumento de aproximadamente 18,7% ante o ciclo anterior. 

A princípio, esta projeção corresponde à primeira divulgada de forma oficial, porém, em outubro, durante um evento da B3, a consultoria indicou potencial produtivo avaliado em 153,5 milhões de toneladas. Nesse sentido, a Agroconsult estima uma área plantada de 43,2 milhões de hectares com soja, 3,9% superior à de 2021/22. 

Por ora, a produtividade média está projetada em 59,2 sacas por hectare. A exemplo disso, Mato Grosso, considerado o principal estado produtor, deve colher aproximadamente 60 sacas por hectare em 2022/23, ante 61,2 sacas/ha na temporada anterior. 

Acima disso, o Paraná deve atingir um rendimento avaliado em 61,5 sacas/ha, contra 38,2 sacas/ha um ano antes. No sentido contrário, o Rio Grande do Sul deve bater 51,5 sacas/ha, superando os 27 sacas/ha da safra 21/22, sobretudo, porque registrou atraso no plantio. 

Como ocorreu no ciclo anterior, as lavouras durante período mais seco em dezembro ainda não estavam em período crítico para potencial produtivo. “Já temos perdas de produtividade, precisa de mais chuvas para consolidar 51,5 sacas/ha”, garante o coordenador-geral da expedição, André Debastiani. 

Cadastrado por Pedro Moraes

Postar um comentário

0 Comentários