Notícias

6/recent/ticker-posts

Ibovespa opera em alta após apontado para a presidência da Petrobras negar intervenção no mercado

 

Reprodução/Pixabay  

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta quarta-feira (4), com o mercado de olho nas sinalizações do novo governo, e após o indicado do governo para a presidência da estatal, Jean Paul Prates, descartou intervenção direta no mercado para conter o preço dos combustíveis.

Às 15h01, o Ibovespa subia 1,23%, a 105.442 pontos, segundo informações do portal G1.

Perto do mesmo horário, as ações da Petrobras subiam cerca de 2,6%.

No dia anterior, o indicador caiu 2,08%, a 104.166 pontos. Com o resultado, o Ibovespa acumula queda de 5,07% nos dois primeiros dias do ano.

Sobre o que poderia estar acontecendo com os mercados, os investidores repercutem declaração feita pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, de que pretende discutir a "antirreforma" da Previdência, em referência às regras aprovadas em 2019.

"Quero formar comissão quadripartite (...) com uma representação dos sindicatos patronais, com sindicatos dos empregados, com sindicatos dos aposentados e com governo, nós precisamos discutir com profundidade o que foi essa antirreforma da previdência, discutir com números e com profundidade", disse.

Os investidores permanecem de olho nas sinalizações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na segunda-feira, ele afirmou que buscará uma "harmonização" entre a política fiscal (contas públicas) e monetária (definição de juros pelo Banco Central).

Haddad também afirmou que o Ministério da Economia enviará, no primeiro semestre, proposta de uma nova âncora fiscal para as contas públicas, substituindo o teto de gastos.

O secretário-executivo do ministério, Gabriel Galípolo, disse nesta terça-feira (3) à GloboNews que Haddad deve encaminhar ao presidente Lula até a próxima semana o que chamou de "plano de voo" para reduzir o déficit deste ano.

Entre as declarações e ações do novo governo que repercutiram de forma negativa nos últimos dias está a menção de Lula ao teto de gastos em seu discurso de posse — o presidente chamou o mecanismo de "estupidez" e disse que ele seria revogado.

Já o anúncio da prorrogação da isenção de impostos federais sobre os combustíveis e a determinação do presidente de revogar os processos de privatização de oito estatais, entre elas os Correios, também foram mal recebidos pelo mercado.

O Conselho de Administração da Petrobras formalizou nesta quarta-feira (4) a renúncia do presidente da companhia, Caio Paes de Andrade. Isso abre caminho para a empresa analisar a indicação do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para o cargo. Na terça-feira, o Ministério de Minas e Energia indicou Prates para presidente e membro do conselho de administração da estatal.

No cenário externo, o Federal Reserve (BC dos EUA) divulga nesta quarta a ata da próxima reunião que pode trazer uma promessa de que os juros continuarão subindo neste ano, mas a um ritmo mais lento e talvez apenas por mais 0,75 ponto percentual.

A atividade empresarial da zona do euro contraiu menos do que inicialmente se pensava no final do ano passado, sugerindo que a recessão do bloco pode não ser tão profunda quanto se temia.

Além disso, dados preliminares mostraram que a inflação na França recuou em dezembro de um recorde no mês anterior, dando seguimento a uma série de dados encorajadores como a melhora dos números de indústria da zona do euro e a desaceleração da inflação na Alemanha.

Isso significa que os preços estão desacelerando mais rápido do que o esperado, o que alivia a pressão sobre os consumidores e empresas.

Cadastrado por Lorena Abreu

Postar um comentário

0 Comentários