Notícias

6/recent/ticker-posts

Alexandre de Moraes determina superquebra de sigilo e pode atingir Bolsonaro

 

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou quebra de sigilo telefônico e dados dos investigados no inquérito que apura a participação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em atos antidemocráticos contra às instituições e ao STF, ampliando poderes à Polícia Federal.

A ordem foi expedida no último dia 12 de dezembro e mira oito bolsonaristas. Indiretamente a medida pode alcançar o próprio Bolsonaro, pois Moraes autorizou ue também sejam quebrados os sigilos de todas as pessoas que mantiveram contato com esses investigados, o que amplia indefinidamente o número de alvos.

Além do sigilo telefônico, está abarcada na decisão a quebra de dados telemáticos dos aparelhos celulares. Informações armazenadas em servidores de e-mail e de aplicativos de mensagens, por exemplo, poderão ser acessadas.

A expectativa, de acordo com o site Metrópoles, é descobrir a cadeia de comando dos atos antidemocráticos. Outra aposta é que será possível, ainda, reunir novos elementos sobre os financiadores dos atos. No despacho de Moraes, ele determina que as telefônicas forneçam registros de ligações desde 2017. Período que coincide com a pré-campanha  de Jair Bolsonaro (PL) ao Palácio do Planalto. 

por Osvaldo Barreto

osvaldo.barreto@bnews.com.br

Postar um comentário

0 Comentários