Notícias

6/recent/ticker-posts

Monitor do PIB apurado pela FGV aponta alta de 0,1% em outubro ante setembro

 

Foto: Banco de imagens

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve uma elevação de 0,1% em outubro ante setembro, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com outubro de 2021, a atividade econômica teve expansão de 2,8% em outubro de 2022.

“O crescimento do PIB em outubro deve-se, principalmente, ao bom desempenho do setor de serviços e do consumo. Assim como tem ocorrido durante todo o ano de 2022, estes componentes seguem contribuindo positivamente para o desempenho da economia. Destaca-se que após dois recuos consecutivos da atividade econômica, o crescimento de 0,1% é considerado modesto, porém não deixa de mostrar que a economia ainda dá indícios de crescimento apesar da maior influência do aperto monetário causado pelos altos juros”, afirmou Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB – FGV, em nota oficial.

O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

No trimestre terminado em outubro de 2022, a economia cresceu 3,3% ante o trimestre encerrado em outubro de 2021. Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias cresceu 5,7% no período. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) teve uma elevação de 6,4% no trimestre até outubro deste ano ante o mesmo período do ano passado.

“Apesar de iniciado o ano contribuindo negativamente para a FBCF, no trimestre móvel findo em outubro a contribuição de máquinas e equipamentos representou cerca de 70% do crescimento do componente. Esse crescimento é explicado principalmente pelo desempenho das máquinas e equipamentos importados, com destaque para o segmento de caminhões, ônibus, reboques e carrocerias”, informou a FGV.

A exportação de bens e serviços registrou crescimento de 11,4% no trimestre até outubro de 2022 ante o trimestre até outubro de 2021, enquanto a importação aumentou 11,9%.

Em termos monetários, o PIB alcançou aproximadamente R$ 8,159 trilhões de janeiro a outubro de 2022, em valores correntes. A taxa de investimento da economia foi de 20,6% em outubro de 2022

Estadão Conteúdo

Postar um comentário

0 Comentários