Notícias

6/recent/ticker-posts

Adoçante pode aumentar sintomas de ansiedade, diz estudo; veja em quais produtos você o encontra

 

Getty Images

Um estudo realizado pelo Instituto Mallinckrodt de Radiologia e a Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, ambos nos Estados Unidos, afirma que o uso do adoçante artificial aspartame pode aumentar sintomas de ansiedade.

A pesquisa, que foi publicada na revista cientifica PNAS, foi conduzido em camundongos. Esse tipo de adoçante é que normalmente está inserido em alimentos e bebidas de baixa caloria, como os refrigerantes zero.

Segundo a publicação, os roedores tinham acesso livre a um recipiente de água com adoçante. A análise foi de que houveram alterações significativas na amígdala, região do cérebro associada à ansiedade, e os ratos apresentaram um comportamento mais ansioso quando foram testados.

Os cientistas perceberam também que os camundongos receberam medicação para o problema, os sintomas cessaram. Os efeitos do adoçante foram observados inclusive na prole dos animais por até duas gerações.

Apesar disso, os pesquisadores indicam que são necessários mais estudos para entender a relação entre os adoçantes e a ansiedade.

Cadastrada por Letícia Rastelly

Postar um comentário

0 Comentários