Notícias

6/recent/ticker-posts

Conheça 11 benefícios da prática de atividades físicas

Divulgação / Ovidiu Negrea - Pixabay

 Praticar atividades físicas é uma das melhores maneiras de garantir o bem estar físico e mental. A prática constante de exercícios ajuda na produção de hormônios diretamente ligados ao nosso humor, por isso, é aconselhável que pessoas que estejam passando por momentos de estresse e dificuldades pratiquem algum tipo de atividade, seja uma caminhada pela manhã, pedalar, ir para a academia ou até mesmo algum esporte (futebol, basquete, vôlei, etc). 

É importante escolher alguma atividade que a pessoa se identifique, pois, dessa forma, é possível trabalhar o corpo, a mente e o humor, desfrutando dos benefícios que isso traz.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a atividade física promove o equilíbrio dos níveis hormonais, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e mama.

O sedentarismo, que é a inatividade física, foi classificado como um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a entidade, a falta da prática de exercícios é um perigo crescente na sociedade, gerando maiores riscos à saúde e aumentando o índice de obesidade, doenças cardíacas, e a taxa de mortalidade.

Ao BNews, o profissional de educação física, Nelson Sestelo, reforçou que realizar exercícios físicos regularmente pode trazer benefícios físicos e mentais. "A atividade física na promoção da saúde regula e previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e a diabetes, além de ser um grande aliado no tratamento contra a ansiedade e depressão".

Ainda segundo o educador físico, o auxílio de um profissional pode proporcionar uma melhora no seu condicionamento físico e fortalecimento muscular, fazendo com que a pessoa torne-se mais funcional para realizar suas tarefas diárias.

Outro bem estar que a atividade física traz é o psicológico. A psicóloga Vanessa Freire comentou a reportagem do BNews que quando a pessoa realiza uma atividade prazerosa, que mexe com seu corpo, o cérebro libera mais serotonina e endorfina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem estar, ajudando a regular o humor. 

"A atividade física pode ser algo que você se sinta bem de fazer. O objetivo não é apenas estar lá e repetir uma série de exercícios, claro que algumas pessoas se sentem bem desse jeito, mas é pensar no exercício como algo que você se identifique", afirmou Vanessa. 

A psicóloga ressaltou que recomenda a prática constante de algum exercício físico para os pacientes que possuem problemas de ansiedade, estresse agudo e depressão, pois a atividade atua como uma mão amiga na recuperação da pessoa. 

Se estiver na dúvida de como começar, procure algo que goste, como nadar, por exemplo. Outra dica é chamar um amigo para te fazer companhia - ter  alguém disposto a mudar de vida ao seu lado pode te motivar ainda mais. 

por Téo Mazzoni

teo.mazzoni@bnews.com.br

Postar um comentário

0 Comentários