Notícias

6/recent/ticker-posts

Casos de dengue aumentam 185% no Brasil, de janeiro a outubro

 

Divulgação/PMS

Os casos de dengue no Brasil tiveram crescimento de 185% entre janeiro e outubro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Na Bahia, os casos tiveram um aumento de mais de sete mil casos em relação ao ano de 2021. Os dados nacionais são de um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. Conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), as três cidades com maior número casos são: Salvador (1.343), seguida por Luís Eduardo Magalhães (1.273) e Irecê (1.499).

A doença causada pelo mosquito transmissor Aedes Aegypti, que também é vetor da chikungunya, zika e febre amarela, pode levar a óbito. Ainda de acordo com a Sesab, de janeiro a 9 de setembro, o estado contabilizou 20 mortes pela arbovirose. A SMS informou que o combate é realizado através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que atua diariamente para combater a expansão dos casos de dengue na capital. 

Uma das ações destacadas pelo órgão para evitar a proliferação dos casos são as “visitas rotineiras nos domicílios, além de inspeção e ações educativas. Além disso, é realizado bloqueio de casos de Arboviroses colhidos pelo Sistema Nacional de Notificação de Agravos (SINAN) com inspeção no local onde houve o caso e, caso necessário, aplicação espacial de inseticida.” A principal orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, é eliminar água parada em locais que podem se tornar criadouros.

Camila Vieira

BNews

Postar um comentário

0 Comentários