Notícias

6/recent/ticker-posts

Três em cada 10 famílias passam fome no Brasil, aponta estudo

 

Daniel Dan outsideclick por Pixabay

No Brasil, três em cada 10 famílias brasileiras sofrem com algum nível de falta de alimentos e passam fome, segundo estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN), divulgado nesta quarta-feira (14).

As regiões Norte e Nordeste do país concentram a maior proporção de famílias nessa situação. Alagoas é onde os casos de insegurança alimentar grave são mais frequentes, concentrando 36,7% das famílias pesquisadas. Logo depois, o Amapá, tem 32% dos domicílios nessa situação. Em seguida, Pará e Sergipe, ambos com 30% da população atingida.

Embora, proporcionalmente, a maior concentração de pessoas que passam fome atinge mais as regiões Norte e Nordeste, em números absolutos está no Sudeste, região mais populosa do país. Os dados são puxados por São Paulo, com 6,8 milhões de pessoas nessa situação, e pelo Rio de Janeiro, com 2,7 milhões.

Considerando o recorte nacional, a insegurança alimentar grave atinge 15,5% das famílias, enquanto a insegurança alimentar moderada afeta 15,2%.

O estudo
A análise foi feita de casa em casa, de novembro do ano passado a abril deste ano. Os pesquisadores visitaram 12.745 domicílios em 577 cidades, em todos os estados do país e no Distrito Federal.

O conceito de insegurança alimentar foi dividido pelo estudo em três níveis:

  • Leve: quando há preocupação ou incerteza se vai conseguir alimentos no futuro;
  • Moderada: quando há uma redução concreta da quantidade de alimentos e o padrão saudável de alimentação é rompido por falta de comida;
  • Grave: quando a família sente fome e não come por falta de dinheiro.
Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários