Notícias

6/recent/ticker-posts

Poderoso e bom para a saúde: Conheça as vantagens do cacau como alimento

 

Pixabay

A capacidade antioxidante dos alimentos e substâncias é medida por um índice denominado ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity). Segundo especialistas, um alto ORAC significa maior poder antioxidante do alimento.

Estudos apontam que a semente do cacau possui uma das maiores concentrações já observadas, comparando-se à encontrada nos chamados superalimentos, como o açaí e o blueberry. “O cacau é um produto extremamente saudável para a gente consumir enquanto alimento. É um dos mais saudáveis que temos hoje no mundo, potente em antioxidantes. O cacau só perde para a canela, entretanto, ninguém consegue comer canela. Você pode pulverizar um pouquinho no complemento de outro alimento, mas comer canela como se come chocolate não consegue”, disse o presidente da Câmara Setorial do Cacau da Bahia, Valnei Pestana.

De acordo com o ORAC, o percentual encontrado no cacau é de aproximadamente 640. “O cacau é um alimento fabuloso para o consumo humano. Eu digo isso porque a nossa população, de modo geral, não tem ciência dessa informação”, ressaltou Valnei.

Em uma pesquisa publicada pela R. Sansone, em setembro de 2015, no British Journal of Nutrition, ressalta que o consumo diário de flavonoides do cacau, beneficia a função endotelial do indivíduo, que é ligada à manutenção da circulação sanguínea, regulação do tônus vascular, permeabilidade microvascular, sinalização e angiogênese vascular e resposta inflamatória. O levantamento indica que o consumo diário de 450mg de flavonoides do cacau, realizado por pacientes de risco para doenças cardiovasculares, minimiza a porcentagem de eventos cardiovasculares.

Já a pesquisa da Columbia University Medical Center, ressalta que adultos saudáveis, com idades entre 50 e 69 anos, receberam uma alta dose de flavonoide (900mg) ou baixa (10mg), através de uma bebida feita a partir do cacau. Depois de três meses, os pesquisadores avaliaram a função cerebral dos participantes e encontraram melhorias significativas na saúde daqueles que consumiram a bebida com alta dose de flavonoide.

Ainda de acordo com cientistas, os benefícios não estão relacionados com consumo dos chocolates processados em geral, mas sim com o consumo do cacau “in natura", nas formas de amêndoas (nibs), cacau em pó 100% ou chocolate com quantidades de cacau 70%. “A maior riqueza que a gente tem no produto cacau é justamente esse fator de qualidade do alimento humano”, concluiu Pestana.

Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários