Notícias

6/recent/ticker-posts

PIX: vazamento de dados de 137,3 mil chaves será investigado pela polícia

 

Agência Brasil  

O vazamento de dados vinculados a 137.285 chaves Pix, atreladas à empresa Abastece Aí, que oferece um sistema de carteira digital com cashback para pagamentos foi informado pelo Banco Central, nesta sexta-feira (16).

De acordo com a autarquia, o vazamento ocorreu entre os dias 1º de julho e 14 de setembro, e envolveu dados como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta e data de criação da chave Pix.

Em nota, a autarquia afirma que o vazamento está ligado a “falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento”, e que não foram expostos dado sensíveis, como senhas, informações de movimentação financeira ou saldos.

O comunicado informa ainda que as pessoas que foram vítimas do vazamento serão notificadas exclusivamente pelo aplicativo ou internet banking da instituição. O Banco Central afirma que tomou as ações necessárias para apurar o caso, e que aplicará medidas sancionadoras previstas na regulação.

Esse foi o quarto incidente de vazamentos de dados do Pix desde a criação do sistema, em novembro de 2020. Em agosto do ano passado, ocorreu o vazamento de dados 414,5 mil chaves Pix por número telefônico do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Inicialmente, o BC tinha divulgado que o vazamento no Banese tinha atingido 395 mil chaves, mas o número foi revisado mais tarde.

Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários