Notícias

6/recent/ticker-posts

STF julga inconstitucional lei polêmica que envolve famílias de políticos falecidos de cidade no Piauí; entenda

Marcelo Casall Jr/Agência Brasil 

Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a Lei (201/1982) da pensão vitalícia a famílias de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores falecidos durante o mandato em Pimenteiras, no Piauí.

O texto da decisão destaca que a lei viola artigos da Constituição Federal que abordam a moralidade e as regras dos regimes previdenciários.

O relator do caso, o ministro Nunes Marques, ressaltou que a Corte já apreciou outras ações envolvendo atos normativos pré-constitucionais que previam pensão vitalícia para cônjuges e dependentes de ex-ocupantes de cargos políticos.

Nesses casos, o colegiado entendeu que as normas não apresentam fundamento jurídico razoável. “Não se justifica o benefício, sob pena de contrariedade aos princípios fundamentais e da responsabilidade com os gastos públicos", esclareceu no voto.

“Na ação, o PGR afirmou que a lei municipal afronta os princípios republicano, da igualdade, da moralidade e da impessoalidade, conforme dispõe o art. 37, caput, da Lei Maior. Apontou também ofensa ao art. 40, § 13, da CF, que submete ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) todos os ocupantes de cargos temporários ou em comissão. Para Aras, a norma cria privilégio injustificado e incompatível com o interesse público. Sendo assim, reitera que não há previsão constitucional apta a legitimar o benefício”, acrescenta texto sobre a decisão.

Redação BNews


 

Postar um comentário

0 Comentários