Notícias

6/recent/ticker-posts

Moraes confirma que autorizou operação contra empresários baseado em conversas de Whatsapp

 

Carlos Moura/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, divulgou nesta segunda-feira (29) a decisão que autorizou a operação de busca e apreensão contra oito empresários bolsonaristas na última semana. No documento, o ministro cita um pedido feito pela Polícia Federal pela operação e confirma que a autorizou baseado em conversas de Whatsapp.

“Em virtude da presença de fortes indícios e significativas provas apontando a existência de uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleo de produção, publicação e financiamento e político absolutamente idênticos aos investigados no inquérito das milícias digitais, com a nítida finalidade de atentar contra a democracia. Por tanto, em face das circunstâncias apontadas é imprescindível a realização de diligências, inclusive com o afastamento de garantias, que não podem ser usadas como escudo para a prática de atividades ilícitas”, disse o ministro na decisão.

A operação foi iniciada após a divulgação de uma reportagem do portal Metrópoles que revelou trocas de mensagens em um grupo de WhatsApp em que os empresários defendiam um golpe de Estado caso o ex-presidente Lula (PT) seja o vencedor das eleições. Na decisão, Moraes cita os diálogos.

De acordo com a CNN Brasil, Moraes destaca que a Polícia Federal também solicitou o afastamento do sigilo telemático e bancário dos empresários e a apreensão dos aparelhos celulares.

O caso, no entanto, gerou revolta por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de delegados da PF, que detonaram Alexandre de Moraes após a operação contra os empresários. As críticas foram feitas por um grupo de 202 delegados aposentados. 

Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários