Notícias

6/recent/ticker-posts

 

Dois aviões reforçam atuação dos bombeiros em incêndio que atinge vegetação no oeste da Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia

Dois aviões e 40 bombeiros reforçaram nesta quinta-feira (18) a atuação dos bombeiros para apagar o incêndio que atinge uma extensa área de vegetação na região serrana de Barreiras, no oeste da Bahia. Ao todo cerca de 100 homens trabalham para combater as chamas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as duas aeronaves são do modelo Air Trator, do contrato com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Para apagar o incêndio, os militares usam equipamentos como pás, mochilas costais, foices, facões e abafadores.


O combate já dura mais de 72 horas e o fogo ameaça 25 comunidades, onde vivem quase quatro mil pessoas. As áreas residenciais têm sido monitoradas 24 horas por dia.


A área é bastante íngreme e de difícil acesso. Com a estiagem, o forte calor e a baixa umidade relativa do ar, a vegetação "vira combustível fácil", conforme o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM), coronel Adson Marchesini.


Em Barreiras, as temperaturas chegam aos 35º C nesta quinta.


"Não é só a chama em si que causa prejuízos, a fumaça também é, e a preocupação do bombeiro é principalmente com a população", afirmou Marchesini, lembrando o desconforto respiratório que muitos moradores enfrentam devido ao calor e ao fogo.


O coronel explicou que existem vários focos espalhados pela área, o que também dificulta a atuação dos militares. Além disso, ele disse que "os ventos variam de direção a todo momento, o que faz com que o incêndio cresça de forma muito rápida".


Fumaça alcançou área residencial durante incêndio em vegetação em Barreiras — Foto: Reprodução/TV Oeste

De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras, o fogo tem se aproximado da região da Chapada Diamantina. Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deixou Salvador e foi ao local.


Ainda segundo os bombeiros, só após a finalização dos trabalhos será possível saber o total da área atingida, mas isso ainda não tem previsão de acontecer.

Fumaça alcançou área residencial durante incêndio em vegetação em Barreiras — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por g1 BA e TV Oeste

Postar um comentário

0 Comentários