Notícias

6/recent/ticker-posts

Mentor espiritual e instrutor de ONG são suspeitos de assédio e importunação sexual, revela jornal




 O mentor espiritual da ONG Arte de Viver, Swami Paramtej, e um instrutor da entidade em Belo Horizonte são suspeitos de assédio e importunação sexual, conforme reportagem publicada pelo Jornal O Globo. A ONG Arte de Viver é uma instituição indiana que tem sede em mais de 156 países.  

De acordo com a reportagem, denúncias trazem à tona que práticas filosóficas milenares como ioga e meditação podem ter sido usadas por instrutores da ONG para atos de assédio e de importunação sexual contra frequentadoras.

Duas vítimas relataram ao jornal terem sido abusadas por um mesmo líder religioso e uma terceira acusa um instrutor da escola, que deu cursos em Belo Horizonte, cidade em que ela morava.

Um dos casos em que Swami Paramtej está sendo acusado está em apuração avançada, em São Paulo, No entanto, está sob investigação sigilosa da polícia. 

Ravi Sankar, uma referência na Índia, e fundador da entidade, foi interpelado publicamente no último sábado (23) sobre os casos durante evento no Centro de Convenções do Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e disse que fatos semelhantes nunca aconteceram em 41 anos de existência de sua escola. Ele alega, segundo o jornal, que já tomou providências para afastar os integrantes colocados sob suspeita.  

Procurado pela reportagem, Swami Paramtej afirmou ter sido expulso da organização e que a ação tem causado "muito sofrimento em todos". Ele, no entanto, não quis comentar sobre as acusações.

A ONG, através da coordenadora internacional na América Latina, Beatriz Goyoaga, afirmou que os dois suspeitos citados foram afastados e não têm mais nenhum tipo de vínculo com a instituição e que prestam apoio e suporte psicológico aos “afetados”.

Divulgação    Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários