Notícias

6/recent/ticker-posts

Agência federal dá veredito sobre as urnas eletrônicas; confira


 Os servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) se manifestaram, nesta quarta-feira (20), com relação as urnas eletrônicas e, por conseguinte, o processo eleitoral brasileiro, que vem sendo alvo de constantes ataques por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em comunicado, a Intelis, que representa os profissionais da categoria, afirmou confiar na lisura do processo eleitoral brasileiro, destacando que não há qualquer registro de fraude nos equipamentos desde a implantação do atual sistema, há 26 anos.


"Ao longo de toda a história de utilização da urna, os profissionais de Inteligência de Estado têm prestado apoio técnico especializado à Justiça Eleitoral no fornecimento e na implementação de sistemas e dispositivos criptográficos", explicou a entidade.

“O processo, contribui para a autenticidade, a confidencialidade e a inviolabilidade dos programas e dados das urnas utilizadas no país", prossegue o comunicado.

Ainda de acordo com os profissionais que atuam no órgão federal de inteligência, a criptografia de Estado e os sistemas de assinatura digital desenvolvidos e aperfeiçoados pelos servidores fazem parte de um "ecossistema complexo de barreiras que têm resistido com sucesso às diversas tentativas de ataques executadas durante testes públicos de segurança da plataforma, como reconhece publicamente o Tribunal Superior Eleitoral”.

Ao final do texto, a entidade reforçou o compromisso com o Estado Democrático de Direito, a Constituição da República e "o respeito irrestrito e inegociável aos direitos e garantias dos cidadãos".   /Divulgação/TSE    Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários