Notícias

6/recent/ticker-posts

Parceria entre prefeitura e Unicef fortalece ações para crianças e adolescentes em Valéria


 A prefeitura de Salvador assinou, nesta segunda-feira (18), um compromisso com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes do bairro de Valéria, em Salvador, pelos próximos três anos. O acordo de cooperação técnica garantirá ações integradas unindo eixos como educação, cultura, saúde, promoção social e combate à pobreza, além de outras áreas. A parceria foi firmada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Valéria.

vice-prefeita Ana Paula Matos, a titular de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, a vice-representante do Unicef no Brasil, Paola Babos, a chefe do escritório do Unicef em Salvador, Helena Oliveira, o ator e embaixador do Unicef no país, Lázaro Ramos, jovens e adolescentes da comunidade e diversas autoridades estiveram presentes na ocasião.

A parceria com o Unicef faz parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF que visa estabelecer parceria com prefeituras municipais de oito grandes centros urbanos brasileiros, para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. A Unicef e a Prefeitura escolheram o território prioritário para a atuação com base em dados de alta prevalência de violência contra crianças e adolescentes.

“Além da oportunidade do jovem aprendiz, a partir desta plenária podemos sair com editais em cada bairro para que os jovens possam falar sobre quais os problemas dos seus bairros e, a partir disso, ter bolsas de pesquisa científica e prática para dar soluções para suas comunidades e serem remunerados por isso”, destacou Ana Paula Matos.

Ações

A assinatura do termo de cooperação é o primeiro de nove passos da parceria, que inclui ainda a constituição de um comitê intersetorial, ou espaço similar de gestão da iniciativa; o levantamento de indicadores relacionados à infância e à adolescência, para monitoramento dos resultados; a mobilização social e escuta da comunidade no território, sobre os desafios na área da infância e da adolescência; a elaboração, implementação e monitoramento do Plano de Ação 2022-2024; a promoção da participação social, por meio do fortalecimento de lideranças comunitárias e a formação local de Núcleos de Cidadania de Adolescentes; o intercâmbio sistemático de experiências entre as equipes municipais e núcleos de adolescentes das diferentes cidades, a medição dos resultados a partir do monitoramento dos indicadores junto com a comunidade e a sistematização

Para Paola Babos é preciso possibilitar que o público infanto juvenil tenha voz para ter seus direitos e necessidades garantidos. “A gente quer apoiar as ações da Prefeitura que já vêm sendo desenvolvidas para garantir os direitos das crianças, crianças e jovens. Queremos falar de oportunidades e ainda mais depois da pandemia precisamos investir no público. Acreditamos que vocês precisam ter garantido o direito de estar na escola aprendendo, ter acesso a espaços de cuidado e saúde tanto para a primeira infância quanto para saúde mental para que essas trajetórias de oportunidades possam ajudar a prevenir a violência”, afirmou.

Lázaro Ramos aproveitou para lembrar da importância da educação como elemento crucial para promoção da transformação social. O embaixador do Unicef também destacou que retornará à comunidade em aproximadamente um ano para verificar quais os avanços que a comunidade teve com as ações e para desenvolver algum projeto artístico com os moradores.

“A pandemia atropelou a educação, e um dos temas prioritários deve ser a educação. Foi na escola que eu  /Divulgação    Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários