Notícias

6/recent/ticker-posts

Junho Verde: Conheça o sistema de aproveitamento de água da chuva que talvez você já tenha utilizado em Salvador


 “Fecha a torneira, menino! A água do mundo vai acabar, viu?!” Quem nunca ouviu ou mesmo reproduziu um comentário desse tipo em pleno 2022? Temos entendido, com o tempo, que a natureza é o maior bem da humanidade e ela precisa ser preservada, sendo a água doce um recurso essencial e limitado.

Limitado por causa da quantidade disponível, se pensarmos na qualidade necessária para o consumo humano, afinal, 97,5% da água disponível na terra é salgada e os 2,5% que sobram se dividem entre geleiras, calotas polares e ainda há o tipo que não é potável, ou seja, possuem organismos e substâncias que podem trazer doenças, restando menos de 0,77% para uso.

É por causa disso que medidas simples vêm sendo adotadas por toda população para manter esse recurso entre nós. Essas atitudes perpassam as pessoas físicas e são, muitas vezes, praticadas por empresas que tem a sustentabilidade como um de seus pilares.

Leia mais:

Esse é o caso da CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o modal na capital baiana, que tem desenvolvido diversas ações com foco no reuso, não desperdício e até captação da água da chuva, que posteriormente é utilizada nos banheiros das estações da Linha 2 (Acesso Norte, Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga, Aeroporto).

“Todas as estações da Linha 2 são providas de coberturas, onde a água da chuva é captada, direcionada por meio de tubulação para um reservatório inferior e, a partir daí, a gente consegue distribuir a água dentro das estações para ser usada apenas nas descargas, de modo que não há contato com o ser humano”, explicou o engenheiro civil Leandro Almeida, gerente de Manutenção na CCR Metrô Bahia.

Leia mais:

Os reservatórios têm capacidade de armazenamento de água diferentes, mas, somados, são capazes de suportar 190 metros cúbicos. Para se ter uma noção, a Organização das Nações Unidas (ONU) indica que o consumo médio ideal para cada ser humano é de 110 litros de água por dia, ou seja, com o total que pode ser armazenado pela CCR é o suficiente para atender a demanda de 1.727 pessoas diariamente.

Segundo Almeida, esses reservatórios são automatizados, garantindo o uso mínimo de água vindo pelo sistema tradicional, disponibilizado pela empresa de água e saneamento, nos períodos de estiagem. “Regulamos a boia elétrica para 25% do reservatório, que é o necessário para operar”, ou seja, os reservatórios sempre possuem espaço para a água da chuva.

Para ele, todo esse cuidado com o meio ambiente vai muito além do cunho econômico: “a gente tem um dever perante a sociedade de conseguir contribuir e diminuir os impactos inerentes a qualquer operação nossa, então, essa é a nossa principal questão. O retorno vai além de qualquer custo-benefício financeiro”.

Divulgação    Letícia Rastelly

Postar um comentário

0 Comentários