Notícias

6/recent/ticker-posts

Bullying: Adolescente é filmado no banheiro de escola


 Mais um caso de bullying entre adolescentes no Ceará. Dessa vez, um menino foi filmado por colegas enquanto usava o banheiro da escola em que estuda, nesta segunda-feira (13). A mãe do menino só soube do ocorrido após ter sido procurada por outros pais para falar sobre o assunto. O filho não havia comentado nada em casa.

De acordo com o G1, as imagens foram feitas por colegas do adolescente que ao perceber um celular o filmando abriu a porta do banheiro e flagrou o autor da gravação. Nesse momento, ele solicitou que as imagens fossem apagadas e foi a coordenação da escola relatar a situação. O adolescente que fez a filmagem foi expulso da escola.

"A surpresa é que quando chegaram na coordenação do colégio e a coordenação chamou os alunos envolvidos, eles disseram que já era uma prática, que eles já faziam isso com outras crianças, com outros adolescentes que entravam no banheiro", relata a mãe do adolescente vítima de bullying.

Leia mais:

Elba Ramalho testa positivo para Covid-19 e agenda de São João fica ameaçada

Polícia Federal do Piauí cumpre mandados contra fraudes milionárias no país

Polícia Federal investiga fraudes em competições esportivas em Estado nordestino

A mãe do adolescente filmado disse ter ido a escola buscar esclarecimentos e exigiu uma atitude da coordenação. "Eu fiquei apavorada porque eu já tive conhecimento de crianças que cometeram suicídio por conta disso, que entraram em depressão, com síndrome de pânico, por conta da exposição. E como meu filho é muito calado, eu fiquei realmente muito apreensiva. Fui para a escola perguntando qual seria a alternativa, o que eles iriam fazer com o adolescente e disseram que iriam suspender e, na verdade, eu disse que só a suspensão não adiantaria porque ele iria voltar a cometer isso", relatou.

O colégio disse que chamou as famílias dos dois alunos para que tomassem conhecimento da situação, que prestou apoio psicológico ao aluno que foi vítima, e que a atitude não condiz com as orientações disciplinares compartilhadas pela escola.

"O autor responsável pela gravação – já em acompanhamento pela orientação educacional por ter recente histórico de indisciplina – acabou sendo afastado. Em que pese o fato de a família do estudante responsável pela filmagem tentar assegurar que o vídeo não havia sido compartilhado, o entendimento da escola após conversa com os responsáveis foi o de que seria o cenário mais apropriado para todos os envolvidos no caso", disse a escola em nota.

Essa não é a primeira vez que um adolescente é vítima de bullying no estado. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23% dos estudantes entre 13 e 17 anos, no Ceará — a maioria meninas — já sofreram bullying nas escolas.

O estudo revelou ainda que os principais motivos dos desrespeitos foram a aparência do corpo, do rosto e a cor/raça das vítimas. O IBGE informou também que 14% dos entrevistados assumiu já ter praticado bullying.

Reprodução/ Tv Verdes Mares    Redação

Postar um comentário

0 Comentários