Notícias

6/recent/ticker-posts

Eleições 2022: corrida eleitoral da Paraíba tem seis pré-candidatos ao governo estadual


 Divisão política. Esta é a marca da eleição para o governo do Estado na Paraíba. De um lado, o atual governador, João Azevedo (PSB) vai disputar a reeleição e terá como uma das adversárias políticas a sua vice-governadora, Lígia Feliciano (PDT), que assumiu uma postura crítica em relação a Azevedo. 

Por outro lado, a divisão de palanque deve marcar o apoio do Partido dos Trabalhadores aos candidatos. O próprio João Azevedo quer o apoio do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assim como, o Senador e pré-candidato Veneziano Vital do Rêgo. Outros dois candidatos de esquerda também buscam o apoio do petista, Adjany Simplicio (PSOL) e Lígia Feliciano (PDT). 

Leia também:

Eleições 2022: pré-candidatos ao governo do Maranhão acirram disputa eleitoral
Presidente do PT-BA comenta possível reaproximação de Bolsonaro com Neto; confira

CPI da Covid-19 deve ser grande tema das eleições no Rio Grande do Norte

Confira a lista de possíveis candidatos ao governo da Paraíba

João Azevedo (PSB)

Natural de João Pessoa (PB), o governador da Paraíba vai buscar a reeleição em outubro. Durante o seu mandato, ele deixou o PSB para se filiar ao Cidadania. Á época, informações davam conta que a mudança foi motivada por indisposições políticas com o ex-governador Ricardo Coutinho (PT). Contudo, neste ano ele retornou ao PSB, após o Cidadania aprovar a federação com o PSDB. 

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Atualmente Deputado Federal, Pedro Cunha Lima pretende disputar o governo pela primeira vez. Ele é filho do ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima. Em 2014, ele foi o deputado federal mais votado na Paraíba. Ele se apresenta como candidato de oposição ao governador João Azevedo. Pedro Cunha não era o principal nome para disputa estadual, mas com a saída de Romero Rodrigues para o PSC, ele se tornou o principal nome. 

Veneziano Vital do Rêgo (MDB)

Ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano é Senador e o nome do MDB para disputa ao governo da Paraíba nas eleições 2022. Ele defende o apoio do partido à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para disputa presidencial. Em troca, defende o apoio do PT à sua candidatura na Paraíba. A sua chapa será formada com ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que concorrerá ao Senado.  

Lígia Feliciano (PDT)

Atual vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano tem se colocado como opositora do governador João Azevedo. Ela se elegeu vice-governadora em 2014, com o então governador Ricardo Coutinho, e em 2018, foi reeleita na chapa de João Azevedo. Ela tem afirmado que será a primeira mulher a governar a Paraíba. Apesar de ensaiar um pedido de ascendo de Lula à sua candidatura, Lígia tem demonstrado um apoio  à pré-candidatura de Ciro Gomes à presidência da República pelo PDT.

Nilvan Ferreira (PL)

Tido como o candidato de Jair Messias Bolsonaro (PL), Nilvan deixou o PTB para disputar o governo pelo PL. Em 2020, ele foi ao segundo turno na disputa pela prefeitura de João Pessoa (PB), mas foi derrotado por Cícero Lucena (PP). 

Adjany Simplicio (PSOL)

Adjany é professora do ensino fundamental e pela primeira vez pretende concorrer ao cargo. Ele construiu sua carreira política atuando em movimentos sociais que defendem a educação.  /Osvaldo Barreto

Postar um comentário

0 Comentários