Notícias

6/recent/ticker-posts

Previdência Estadual amplia prazo para prova de vida dos beneficiários convocados em março


 O governo baiano prorrogou para 10 de abril a data limite para os aposentados e pensionistas, convocados em março, possam realizar a prova de vida sem correr o risco de suspensão no recebimento dos proventos. A expectativa da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) é evitar o bloqueio do pagamento de 3.054 pessoas que não atenderam a chamada da unidade dentro do prazo inicialmente estabelecido até 31 de março.

A Suprev já convocou também os nascidos no mês de abril para dar início à prova de vida. Nesse grupo são 11.531 aposentados e pensionistas vinculados aos mais diversos órgãos do Poder Executivo Estadual, além de 359 beneficiários do Tribunal de Justiça e Ministério Público. A prova de vida dos aposentados e pensionistas é realizada dentro do mês do seu aniversário ou, no caso dos pensionistas, no mês de aniversário do instituidor da pensão previdenciária.

Leia mais:


Prévia da carga tributária sobe para 33,9% do PIB em 2021

Chocolate para a Páscoa pode apresentar diferença de até 224% no preço

Servidores do Banco Central em greve ameaçam intensificar o movimento e interromper parcialmente o Pix


Recentemente, o Estado bloqueou o benefício de 1452 pessoas que haviam sido convocadas para o mês de janeiro e que, mesmo após sucessivos adiamentos, não haviam comparecido para realizar o procedimento. "A medida é necessária porque a prova de vida permite à Previdência ter controle sobre seus beneficiários, evitando pagamentos indevidos e tentativas de fraudes", justifica a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia  Machado.

Vale lembrar que a qualquer tempo os beneficiários podem regularizar a situação com o Estado. No momento, são aguardados ainda a prova de vida de 1821 retardatários do mês de fevereiro e outros 932 com pendência desde janeiro.

Saiba como realizar a prova de vida


Para garantir mais comodidade e segurança aos beneficiários, são oferecidas este ano três modalidades de realização da prova de vida: por aplicativo, presencialmente nos postos da Rede SAC, e por vídeoatendimento.

A Prova de Vida Digital pode ser feita de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR.  Para tanto, é preciso baixar o aplicativo e abrir uma conta no GOV.BR. No YouTube da Saeb os usuários encontram um vídeo com o passo a passo completo para executar o procedimento.

Já os serviços por vídeoatendimento e presencial estão disponíveis para todos os convocados, incluindo retardatários. Em ambos os casos, os beneficiários fazem o agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (só para  Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular). Mais informações podem ser obtidas no Portal do Servidor.


Agência Brasil    Redação

Postar um comentário

0 Comentários