Notícias

6/recent/ticker-posts

Crimes de estelionato cresceu 161% em dois anos em Sergipe


 Um levantamento divulgado, nesta quarta-feira (6), pelo Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri) afirma que o número de golpes cresceu 161% em Sergipe, nos últimos dois anos. Ainda segundo o levantamento, o crime de estelionato tem sido mais frequente neste ano, principalmente os praticados pela internet.

De acordo com o portal G1, dados do Depatri mostram que, em 2020, foram 9.320 ocorrências de estelionato e 11.491 de roubos. Porém, em 2021, foram registradas 14.998 ocorrências de estelionato, com mais de mil casos mensais, e 9.898 casos de roubo em Sergipe. Em 2022, ainda conforme os dados, até o mês de março, já foram contabilizados 3.450 casos de estelionato e 2.401 de roubos.

Leia mais:


Grupo suspeito de aplicar golpes via WhatsApp contra prefeitos é alvo de operação

Vinte e nove militares já foram punidos no Ceará por participação no motim de 2020

Porto de Galinhas: Mais de 100 instituições fazem denúncia à ONU sobre violência policial


“Os golpistas sempre acompanham o surgimento de ferramentas para aplicar os golpes e utilizam de engenharia social, com aqueles assuntos mais tratados na mídia e nas redes sociais, como por exemplo vacinação, recebimento de valores, restituição de imposto de renda, e usam esses argumentos para convencer as vítimas”, disse a delegada Suirá Paim que ressalta que a primeira precaução para não cair neles é desconfiar.

“Para evitar ser vítima, orientamos a utilização de antivírus, o ato de manter as redes sociais fechadas, nunca informar senhas ou códigos, além de evitar clicar em links recebidos por redes sociais e SMS. É preciso também verificar informações antes de depósitos ou transferências bancárias. Então são medidas simples que podem evitar o golpe”, orientou a delegada.

Mas, para quem já caiu num golpe desses da internet, precisa registrar a ocorrência para que seja iniciada as investigações. Em Sergipe, a Polícia Civil conta com uma unidade especializada em golpes e casos de estelionato. O Depatri, que fica localizado na Rua José de Oliveira Filho, 2.148, Grageru, em Aracaju, realiza as investigações de casos de estelionato. Além da unidade, as denúncias de práticas recorrentes desses golpes podem ser feitas por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo é garantido.


Agência Brasil    Redação

Postar um comentário

0 Comentários