Notícias

6/recent/ticker-posts

Conselho de Saúde propõe gratuidade de transporte público para quem for vacinar


 NO Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei para incentivar a vacinação da população, nesta quinta-feira (7). A proposta é para garantir gratuidade nos transportes públicos para os cidadãos que forem atualizar o cartão de vacina.

De acordo com o Metro1, a Bahia vem registrando queda na cobertura de oito vacinas infantis, nos últimos seis anos e essa seria uma aposta para reverter esse cenário que reintroduziu o sarampo na sociedade, doença que já tinhasido erradicada no Brasil. Segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia, a adesão à vacinação contra a Covid-19 entre crianças de 5 a 11 anos também tem sido baixa. Das mais de 1,4 milhões nessa faixa etária, só 55% tomaram a 1ª dose e apenas 12% tomaram a segunda, conforme dados até a primeira semana de abril. 

Leia mais:


Magistrados da Bahia querem aumento de benefícios

Furtos de comida e itens de necessidade são maioria em mais de 3.000 ações no STF

Chapa única deve ser eleita diretora do Instituto dos Advogados da Bahia; entenda


o Dia Mundial da Saúde, nesta quinta-feira (7), o CEB-BA também lançou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, “Vai Vacinar”. Durante a campanha, que vai até junho, o Conselho espera coletar assinaturas para exercer pressão popular sobre a pauta da gratuidade de transporte público para quem for se vacinar. Inclusive, no projeto a sugestão é que o recurso para implantação do programa venha dos fundos municipais de transporte e mobilidade urbana, existentes em Salvador e Feira de Santana.

No texto do documento, a sugestão é que a passagem seja gratuita em todos os serviços públicos de transporte urbano, como ônibus, metrôs e embarcações. Além de ser prioritário às famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico.  “O nosso desejo é que esse projeto de lei possa ser um exemplo a ser copiado a nível nacional. A população tem sofrido os impactos da inflação, dos aumentos na passagem, do desemprego, o que gera uma barreira para o acesso às vacinas. Nós temos que garantir o princípio da integralidade da saúde, previsto na lei que rege o SUS”, explica Marcos Sampaio, autor da proposta e presidente do CES-BA.


Divulgação/ Gov BA    Redação

Postar um comentário

0 Comentários