Notícias

6/recent/ticker-posts

Congresso Brasileiro de Mastologia apresenta avanços em tratamento contra câncer de mama


 O Congresso Brasileiro de Mastologia, que acontece desde a quinta-feira (21) no Centro de Convenções de Salvador, apresenta avanços para o tratamento de pacientes acometidas pelo câncer de mama. O evento, que segue até sábado (23), reúne 1.100 profissionais da saúde voltados para o conhecimento do câncer.

A conferência de abertura, que aconteceu na manhã de quinta-feira (21), abordou o tema “A Mastologia da Próxima Década” e contou com a presença do médico italiano Mário Rietjens. A conferência foi presidida pelo mastologista Vimar Marques de Oliveira, atual presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, que promove o evento.

Dr. Vilmar explicou que a conferência de abertura buscou dar enfoque no tratamento cirúrgico ao câncer de mama. O médico italiano, que conduziu a palestra, é um cirurgião que trabalha com reconstrução de mama e trouxe as novas tendências acerca desse procedimento, a exemplo da colocação dos implantes mamários à frente do músculo peitoral, o que, segundo ele, traz mais comodidade e menor complicação no pós-operatório, impactando na qualidade de vida das pacientes.


Além disso, foi também apresentado novos materiais que estão surgindo também para preenchimento de volume. Dr. Vilmar explica a importância desses avanços, que alia a questão principal, que é o tratamento à doença, ao aspecto estético, que impacta na autoestima da paciente.

O presidente da SBM lembra que as pacientes que tratam câncer de mama assumem um ônus do ponto de vista psíquico. “Nunca podemos negligenciar o resultado de um tratamento cirúrgico frente à necessidade do ganho oncológico, e esse processo deve caminha ao lado do resultado estético final da cirurgia”, concluiu Dr. Vilmar.

Nova droga


E a esperança está também em uma nova terapia biológica para o tratamento do câncer de mama metastático HER2 positivo, que foi apresentada em estudo publicado no The News England Journal of Medicine. O Trastuzumabe-Deruxtecan se apresenta como uma revolução mundial no combate a esse tipo de câncer altamente agressivo, significando esperança de melhor sobrevida da paciente.

Esse também foi um dos temas abordados durante o congresso, pelo mastologista José Luiz Pedrini, que é Diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia .“Esse medicamento traz uma nova esperança para aquelas mulheres que têm a doença, as que têm o retorno da doença após o tratamento inicial e para aquelas que já realizaram inúmeros tratamentos sem sucesso”, explica Dr. Pedrini.


Joilson César/BNews    Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários