Notícias

6/recent/ticker-posts

Salvador 473 anos: história e curiosidades sobre a primeira capital do país


 Primeira capital do Brasil, a cidade de Salvador completa 473 anos nesta terça-feira (29). Com encantos turísticos, históricos, religiosos, culinários e culturais, a cidade faz parte dos primeiros passos do desenvolvimento do Brasil.

A região onde hoje se encontra a capital da Bahia, o maior estado do Nordeste, foi um dos primeiros lugares a serem explorados no início da colonização do país. Por volta do ano de 1501, o colono Gonçalo Coelho chegou ao território baiano, que, até então, era habitado por índios Tupinambás. Mais tarde, em 1510, o português Diogo Álvares Correa, também conhecido como Caramuru, se estabeleceu nas terras que se tornaram a cidade de Salvador.

Cerca de 35 anos depois, o local conhecido como capitania da Bahia de Todos os Santos é adquirido pela Corte de Portugal, com o intuito de povoá-la. Com isso, em 1549, inicia-se a construção da cidade de São Salvador, a fim de se torná-la a capital administrativa do Brasil.


A cidade permaneceu como a capital brasileira até meados de 1763, quando o título foi transferido para o Rio de Janeiro. Entretanto, Salvador continuou sendo um local estratégico e economicamente importante para o país, visto que era o ponto principal de ligação das rotas para a Ásia e África, estabelecendo-se como um dos principais pontos do mercado escravocrata.

Esse, inclusive, é um fato que influenciou fortemente a construção da identidade e da cultura da cidade de Salvador. Os negros escravizados que chegavam à cidade trouxeram hábitos e tradições afrodescendentes que passaram a constituir inúmeros aspectos da arte, religião, música, dança e culinária local.  

Leia também: 
Salvador 473 anos: Conheça o Caribe soteropolitano da Ilha de Maré
Salvador 473 anos: saiba onde paquerar na capital baiana sem precisar gastar muito
Salvador 473 anos: Saiba mais sobre a capital na entrevista com o historiador Rafael Dantas


farol

Um dos principais pontos turísticos de Salvador, o Farol da Barra foi construído no final do século XVII e substituído por um novo farol em 1839. O cartão postal, que servia de proteção contra ataques de invasores, passou por diversas mudanças ao longo do tempo.

Em 1937, por exemplo, ganhou sua versão eletrificada. No ano seguinte, o Farol da Barra foi tombado pelo Iphan. A história conta que o Farol foi erguido após um naufrágio do Navio Sacramento, que matou centenas de pessoas em 1668


Dentro dele está instalado o Museu Náutico da Bahia, único do gênero em todo o estado, que reúne acervo de achados arqueológicos submarinos, uma coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, maquetes e miniaturas. No total, o Farol tem 22 metros de altura e sua luz pode ser vista a 60 km de distância.

Baía de Todos-os-Santos

baia

Postar um comentário

0 Comentários