Notícias

6/recent/ticker-posts

Rui afirma que justiça brasileira é responsável pelo Estado não ter recebido de volta dinheiro de respiradores


 Governador da Bahia, Rui Costa (PT) disparou contra o Ministério Público da Bahia durante entrevista na rádio Sociedade na manhã desta quinta-feira (31). Para o chefe do executivo estadual, o MP-BA tomou decisões difíceis de compreender e que isso comprometeu a restituição dos valores relativos à compra de respiradores, que não chegaram ao Estado, durante a pandemia.

"Tínhamos duas compras, uma ação judicial correu na justiça americana. Uma foi uma compra internacional e fizemos ação na justiça americana e o dinheiro já está na conta do estado a partir da ação rápida e firme", disse Rui antes de pedir uma comparação entre a justiça estadunidense e a brasileira.

"A outra está com a justiça brasileira e essa não temos ainda solução. Eu permaneço com a minha indignação. Um dia eu haverei de saber porque o MP-BA mandou soltar os bandidos que estavam presos na história dos respiradores. Eu botei na cadeia aqueles que tinham lesado o Estado, mas eles estão soltos, não sei fazendo o quê. Espero que a justiça brasileira faça devolver o dinheiro aos cofres públicos", disparou o governador.


Em fevereiro, a empresa norte-americana Ocean 26 Inc, que negociou a venda de 600 respiradores com o Governo do Estado no início da pandemia do coronavírus, ressarciu os cofres públicos da Bahia, após acordo judicial celebrado e homologado pelo Tribunal Distrital dos Estados Unidos do Distrito Central da Califórnia. 

A compra foi formalizada em março de 2020 e a entrega dos equipamentos deveria ter sido realizada em abril daquele mesmo ano.


O governo baiano antecipou parte do valor do pagamento, cerca de U$ 8,4 milhões, mas os respiradores nunca foram entregues, fato que motivou a ação judicial contra a empresa perante a justiça americana.


Foto: Paula Fróes/GOVBA    Vinícius Dias

Postar um comentário

0 Comentários