Notícias

6/recent/ticker-posts

Rui tem proposta ousada para solucionar impasse de chapa; veja desenho


 O governador Rui Costa (PT) pôs na mesa uma proposta ousada para solucionar o impasse da chapa governista para as eleições deste ano. A informação é do jornalista Lauro Jardim, do O Globo.

De acordo com o colunista, o chefe do Executivo baiano teria proposto que ele e o vice-governador, João Leão (PP), renunciassem ao governo no dia 2 de abril e ambos saíssem candidatos ao Senado Federal: Rui como titular e Leão como suplente. Pela proposta de Costa, se Lula for eleito presidente em outubro, ele seria nomeado ministro e, assim, abriria a vaga de senador para o líder do PP.

Leia também: Rui Costa se encontra com Lula para afinar candidatura ao Senado

Para atender ao outro maior aliado petista no estado, o PSD, o senador Otto Alencar, do partido, viraria governador para completar o atual mandato e seria o candidato à reeleição. Para isso, no entanto, seria necessário um arranjo intrincado.

Primeiro, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), segundo na linha sucessória, teria que renunciar, o que levaria o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) ao cargo interinamente - até que a AL-BA elegesse por via indireta Otto para o Palácio de Ondina

A complexa composição deixaria o senador Jaques Wagner (PT), tido até então como provável candidato a governador, sem concorrer a nenhum cargo. O cacique petista, no entanto, também é cotado a assumir um ministério caso Lula seja eleito.


Divulgação    Redação

Postar um comentário

0 Comentários