Notícias

6/recent/ticker-posts

De olho nas urnas, candidatos miram o nordeste na conquista de votos para eleições 2022


 Reduto eleitoral do ex-presidente Lula (PT), a empatia do eleitorado da região nordeste está sendo disputada entre os candidatos à corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente, Jair Bolsonaro (PL) já iniciou uma agenda de viagens nessa semana para estados nordestinos. Sérgio Moro (Podemos) também desembarca em solo nordestino assim como fará João Dória (PSDB) assim que deixar o governo de São Paulo em abril.

Na matéria publicada pelo jornal O Globo, Lula lidera as pesquisas de opinião entre o eleitorado da região Nordeste em levantamento feito pelo Ipec em dezembro de 2021. Os dados apurados mostram que Bolsonaro tem 15% de intenções de voto no Nordeste, contra 21% no país todo. O petista, por sua vez, passa de 48% para 63% na região. No caso de Moro, o índice cai de 6% para 3%. Ciro Gomes da margem do Ceará (PDT), tem de sua margem da direita para 6%. João Doria (PSDB) permanece em 2%.

De olho nas urnas, o presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro, já se encontra em solo nordestino desde ontem. Na agenda: Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte foram os estados escolhidos para entrega de obras e assinatura de ordem de serviço ligados a transposição do Rio São Francisco.

No discurso de ontem em Pernambuco, Bolsonaro tirou da manga o Auxílio Brasil que veio para substituir o Bolsa Família, criado durante os governos anteriores, e reforçar o auxílio emergencial. “Criamos em tempo record o ajuda emergencial, que alguns, a oposição, ainda criticam. O gasto em 2020 com auxílio emergencial equivalente a 15 anos do Bolsa Família”, disse o presidente.

Ainda buscando empatia, o presidente afirmou que o pai da primeira-dama, Michelle, é cearense. “Passar pelo Ceará tem um simbolismo todo especial. A minha filha tem sangue nas veias de um cabra da peste de Crateús. Hoje, uma família dificilmente tem ao seu lado um nordestino”, discursou em Jati (CE).

Apesar de apostar em formas de aproximação com o povo nordestino, a exemplo de jingle em ritmo de forró, o presidente coleciona gafes.  Na semana passada, por exemplo, chamou auxiliares de “pau-de-arara” ao cobrar uma resposta sobre o estado natal de Padre Cícero.

Leia  também:

PV convida Alckmin para se filiar após impasse do PSB e PT

Adélia Pinheiro esteve no radar do PT baiano para lançar candidatura

Presidente da sigla em Sergipe, André Moura comemora decisão do TSE que autoriza criação da União Brasil

O ex-presidente Lula ainda não tem na agenda previsão de viagens ao Nordeste, mas, continua fazendo articulações políticas com a região. Nas últimas semanas se reuniu com governantes nordestinos, entre eles os não petistas: Paulo Câmara (Pernambuco) e Flávio Dino (Maranhão) ambos do (PSB) que defendem a candidatura de Lula.

O petista conta ainda com o apoio, dos outros estados nordestinos, que são governados por petistas: Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

Lula também recebeu recentemente o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), em São Paulo. Chagas disse que os dois contestam “questões relativas ao futuro do Nordeste”.

Já o candidato do Podemos, Sérgio Moro, também intensificou a agenda mirando os votos nordestinos. Desde o último domingo ele anda percorrendo a região. No Ceará, iniciando por Juazeiro do Norte, o ex-ministro relembrou o episódio de crise na segurança do Ceará enquanto era titular da Justiça. “Mostramos que quando o governo é firme, quando o governo reage, a gente consegue resolver os problemas e intimida essa criminalidade organizada”, disse.

Hoje, Moro, está no Piauí e em março deve fazer uma visita à Bahia.

João Dória, está atrás nas investidas ao eleitorado nordestino por ainda ocupar o cargo de governador de São Paulo. Mas, já definiu alguns estados nordestinos como foco para as primeiras viagens como candidato assim que descompatibilizar do cargo em abril. “A partir do dia 2 de abril, estarei rodando o Brasil. E vou pelas regiões mais pobres e mais reconhecida ainda no Nordeste, dialogando melhor com seus problemas.”, declarou.


agência Brasil    Redação

Postar um comentário

0 Comentários