Notícias

6/recent/ticker-posts

População ilhada, mortos e centenas de desabrigados: secretário descreve caos em Itamaraju


 Em entrevista ao BNews, o secretário municipal de Administração de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, descreveu o cenário de caos na cidade, provocado pelas fortes chuvas que atingem a região desde o início da semana.

O temporal chegou ao município na madrugada de terça-feira (7), segundo ele, quando o desabamento de uma casa deixou três crianças da mesma família mortas.

De lá pra cá, a chuva provocou alagamentos, muitas inundações e deslizamentos. Desde quarta (8), a população está ilhada, com os três acessos à cidade bloqueados.

Matéria relacionada: Por causa de fortes chuvas no extremo Sul, hotel tem área de lazer inundada pela lama

Nesta sexta (10), a Polícia Rodoviária Federal interditou totalmente a Ponte do Rio do Peixe, no trecho da BR-101 próximo a Itamaraju, ameaçada de ceder por conta do aguaceiro.

Situação em Itamaraju, no extremo sul da Bahia - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Situação em Itamaraju, no extremo sul da Bahia - Foto: Reprodução/Redes Sociais

A rodovia federal liga o Sul e Sudeste ao Nordeste do Brasil. “Há prejuízo para o abastecimento (medicamentos, combustíveis, alimentos, etc.) de grande parte dos municípios do extremo sul da Bahia (aproximadamente 12 municípios encontram-se "ilhados")”, informa a PRF-BA.

“A situação não tá bonita não, tá feia. É preocupante, porque nós estamos ilhados aqui. Até a ponte da BR-101, agora, foi interditada com possível risco de desabamento. Nosso interior, a gente não consegue ir até lá, e a cidade está alagada [...] A gente não consegue ir pra lugar nenhum”, descreve o secretário.

Leia também: Chuvas: Ilhéus é mais uma cidade do sul baiano a ficar inundada por causa das chuvas; veja vídeos

Para deixar o município, só pelo ar, de helicóptero. Também na sexta, o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos-BA), cancelou o voo da comitiva federal para a região por falta de condições de pouso. A visita foi reprogramada para este domingo (12).

As inundações, segundo Léo Oss, afetam principalmente a parte baixa de Itamaraju. Ele afirma ainda que centenas de moradores estão desabrigados, alojados em abrigos montados pela prefeitura em escolas municipais.

“Hoje choveu muito ainda. Agora, nesse momento, está chovendo, fino, mas tá”, relatou em contato com a reportagem por volta das 20h de ontem.

De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a previsão é que as chuvas, provocadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma faixa de nuvens que se estende do sul da região da Amazônia até a região central do Atlântico Sul, comecem a perder intensidade a partir de amanhã (11).

> Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre


Reprodução/Redes Sociais    Léo Sousa

Postar um comentário

0 Comentários