Notícias

6/recent/ticker-posts

Deputados votam hoje em proposta que aumenta o salário mínimo

 


Atualmente no valor de R$ 1.100, o salário mínimo de 2022 pode passar para R$ 1.210, de acordo com a proposta do deputado Hugo Leal (PSD-RJ), e relator do projeto, ao projeto de lei orçamentária para o ano que vem (PLN 19/21). A votação ocorre nesta terça-feira (21) com a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, da Câmara dos Deputados.

Vale lembrar que a proposta seria votada nesta segunda-feira (20), mas não houve acordo sobre as contas do governo. Contudo, a decisão sobre o Orçamento precisa ser tomada até quarta-feira (22), antes do início do recesso parlamentar.

O salário mínimo é o valor de referência para o pagamento de 50 milhões de trabalhadores no Brasil, dos quais 24 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Esse aumento se deve à disparada da inflação nos últimos meses. A previsão de alta do INPC, que serve de base para a correção anual do mínimo, passou de 8,4%, em agosto, para 10,18%. Na proposta de Orçamento de 2022 enviada pelo governo ao Congresso, está prevista a correção do salário mínimo apenas pela inflação, ou seja, sem aumento real.

O índice exato da correção do salário mínimo, entretanto, só será realmente conhecido no início de janeiro, quando for divulgada a alta do INPC do ano fechado de 2021. Para ter validade, o Orçamento precisa passar pela Comissão Mista (CMO) e, também, pelo plenário do Congresso Nacional.

Siga o BNews 

Postar um comentário

0 Comentários