Notícias

6/recent/ticker-posts

Planalto mira o MDB para ampliar base no Congresso


 O senador Ciro Nogueira (PP-PI), indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para assumir a Casa Civil, terá que reorganizar a base do governo no Congresso. A missão é tentar colocar as coisas no lugar em um momento em que Bolsonaro está fragilizado politicamente, amargando baixa popularidade

De acordo com O Globo, Nogueira tentará costurar a aproximação do Palácio do Planalto com legendas expressivas, como o MDB, que tem dado dor de cabeça ao governo.

A sigla é considerada estratégica já que é dona da maior bancada do Senado. Quatro senadores acenam para o governo, enquanto outros quatro torcem o nariz. Os sete restantes adotam posição mais neutra.

Ainda de acordo com o jornal, no Planalto, se discute a oferta de um ministério a emedebistas do Senado. Nogueira, no entanto, disse a interlocutores que está pessimista em relação à possibilidade de atração de nomes do partido críticos ao governo, como o do senador e relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL). Por outro lado, pesa na equação o fato de o MDB ter composto a base de apoio de todos as gestões desde a redemocratização, exceto a atual.

Ciro Nogueira, inclusive, já procurou Calheiros para tentar amansá-lo. O novo ministro espera pelo menos que o tom do emedebista seja menos agressivo. Outro nome buscado foi o senador Eduardo Braga (AM), líder da bancada do MDB e também integrante da CPI.

Matérias relacionadas:

Ciro Nogueira assume coordenação do Planalto na CPI e busca aproximação com senadores independentes

Vice-presidente da Câmara dos Deputados ironiza busca de Bolsonaro por voto impresso

ACM Neto avalia que Bolsonaro contradiz seu discurso de candidato, mas não descarta apoio em 2022

Classificação Indicativa: Livre 


Por: Waldemir Barreto/Agência Senado  Por: Redação Bnews

Postar um comentário

0 Comentários