Notícias

6/recent/ticker-posts

Mortos no terremoto no Haiti passam de 1,2 mil e país busca sobreviventes


 O número de mortos no terremoto no sudoeste do Haiti subiu neste domingo para 1.297, enquanto equipes de resgate se esforçavam para tentar encontrar sobreviventes antes da chegada de uma grande tormenta. A Agência Nacional de Proteção Civil anunciou que a tempestade já se aproximava do arquipélago das Antilhas e pediu que a população fique atenta às recomendações das autoridades. A informação é do jornal 'O Globo'.

A República Dominicana, país com o qual o Haiti divide a ilha de Hispaniola, emitiu um alerta de tempestade tropical. O Centro de Operações de Emergência dominicano prevê que fortes chuvas, ventos, inundações e deslizamentos de terra são esperados nas costas sul e norte. A depender dos impactos, a tempestade Grace poderia aprofundar a já frágil situação haitiana. O terremoto atingiu principalmente os departamentos do sudoeste do país, como Sul, Grand-Anse, Nippes e Noroeste.​

O terremoto de 7,2 de magnitude, que aconteceu a 10 km de profundidade e a 125 km da capital Porto Príncipe, atingiu especialmente Les Cayes, a terceira maior cidade do Haiti, e seus arredores. Estima-se que centenas de pessoas estejam soterradas sob os escombros de residências, igrejas, hotéis e escolas que ficaram danificados ou totalmente destruídos.

Os hospitais locais, que mesmo antes da tragédia já operavam no limite, enfrentam dificuldades para atender os 2,8 mil feridos. Em algumas áreas, sobreviventes foram forçados a se abrigar nas ruas ou em campos de futebol com seus poucos pertences.

Matérias relacionadas:
Terremoto de magnitude 7,2 é registrado no Haiti; ao menos 29 pessoas morreram
Novo terremoto atinge o Haiti após abalo deixar ao menos 300 mortos
Terremoto de magnitude 7,2 é registrado no Haiti; ao menos 29 pessoas morreram

No sábado (14), o primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, sobrevoou as partes mais afetadas do país para mensurar os danos e decretou estado de emergência com duração prevista para um mês. Ele também anunciou o envio urgente de ajuda às cidades destruídas.

Em resposta à tragédia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou uma ajuda “imediata” ao país caribenho. A diretora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Samantha Power, coordenará a iniciativa.

Argentina, Chile, Equador, Espanha, México, Peru e Venezuela também ofereceram assistência ao Haiti. Já a República Dominicana, que divide a ilha de Hispaniola com o Haiti, anunciou o envio de 10 mil cestas de alimentos, equipamentos médicos e material de prevenção à Covid-19. Cuba anunciou que 253 médicos de uma força-tarefa que atua no país viajaram para a área afetada para tratar os feridos.

A Cruz Vermelha Internacional ativou um corredor humanitário desde a República Dominicana para fazer chegar aos haitianos afetados pelo terremoto uma ajuda alimentar inicial para 4.500 pessoas. A ONG também está colaborando nas operações de resgate, que estão sendo feitas às pressas antes da iminente chegada de uma tempestade tropical à ilha.

Classificação Indicativa: Livre


 Por: Reprodução/Twitter (@westindimade)  Por: Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários