Notícias

6/recent/ticker-posts

Câmara dos Deputados aprova texto-base da reforma eleitoral


 O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (11), por 339 votos a favor e 123 contra, o texto-base da reforma eleitoral. Ela valerá a partir das eleições de 2022. Neste momento, os deputados analisam os chamados destaques, que podem modificar a proposta. As informações são do site O Antagonista.

O ponto mais polêmico da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) trata do “distritão” como sistema para a eleição de deputados federais e estaduais, o que acabaria com a votação em legenda. Apesar de estar previsto no texto-base aprovado pelos deputados, há acordo, segundo o site, para retirar esse item da proposta por meio de um destaque.

O relatório da reforma eleitoral da deputada Renata Abreu (Podemos-SP) também restabelece as coligações entre partidos para as próximas eleições. Elas haviam sido proibidas no último pleito.

A proposta endurece a cláusula de barreira para os partidos políticos. A partir de agora, além do percentual mínimo de votos válidos (1,5% a 3% dos votos) e do número mínimo de deputados federais eleitos (11 a 15), as legendas também serão obrigadas a ter pelo menos cinco senadores eleitos para ter acesso aos fundos partidário e eleitoral.

Outra mudança da reforma eleitoral é a alteração das datas de posse de governadores e presidente da República. Agora, as posses vão ocorrer em 5 de janeiro (presidente) e 6 de janeiro (governadores).

Classificação Indicativa: Livre 



Por: Divulgação  Por: Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários