Notícias

6/recent/ticker-posts

Assim como a Bahia, Amazonas também investiga surto de "doença da urina preta"


 Autoridades de saúde do Amazonas também  investigam as origens de um surto da doença de Haff, popularmente conhecida como "doença da urina preta".

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) investiga seis casos da doença cuja principal característica é o escurecimento da urina, provocado pela rabdomiólise - como são chamadas as lesões musculares que liberam substâncias tóxicas na corrente sanguínea.

De acordo com o jornal O Globo, o Estado conta com 19 casos dos 25 casos em análise pela vigilância sanitária e epidemiológica dos dois estados. No Amazonas, a ingestão de peixes e crustáceos de água doce vem sendo considerada provável causa do surto. 

Sete pacientes estão internados no Hospital Regional José Mendes, no município de Itacoatiara - onde a maioria dos casos foi registrado - , e uma pessoa está hospitalizada, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus.

Os casos baianos foram registrados em  Alagoinhas, Simões Filho, Maraú, Mata de São João e Salvador. Além da urina escura, a doença de Haff provoca extrema rigidez muscular, mialgia difusa, dor torácica, dispneia, dormência e perda de força em todo o corpo.

Em 2020, na Bahia, foram registrados 40 casos confirmados nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Entre Rios, Dias D’Ávila e Candiba.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde investiga seis casos suspeitos da doença de Haff no estado da Bahia

Três pessoas são diagnosticadas com a 'doença da urina preta' em Alagoinhas; uma está na UTI

Classificação Indicativa: Livre 


 Por: Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários