Notícias

6/recent/ticker-posts

Produtores de mel do extremo sul da Bahia aumentam produção em 15,66%


 Os apicultores da região do extremo sul da Bahia tiveram uma produção de mel superior à do primeiro semestre do ano passado. Os trabalhadores, que fazem parte do programa Colmeias, desenvolvido pela empresa Suzano, produziram nos primeiros seis meses deste ano 79 toneladas, um aumento de 15,66%.

As 136 famílias de apicultores que participam do Colmeias compartilharam uma renda bruta de R$ 1,1 milhão obtidos a partir da atividade.O progama abrange 11 comunidades dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri.

Além de instalarem as caixas de abelhas em áreas da Suzano, os apicultores parceiros recebem da empresa apoio na implementação de novas tecnologias, assistência técnica na produção e na capacitação em gestão e comercialização do produto, incentivando o fortalecimento da cadeia apícola.

Além do mel, o Colmeias também estimula a produção de pólen, própolis e cera alveolada. “Ao ceder áreas para a atividade apícola e estimular a produção, a Suzano busca contribuir para o desenvolvimento regional a partir da geração e distribuição de renda, inspirando pessoas a transformarem a realidade”, diz Douglas Peixoto, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

O crescimento da produção também foi registrado em Caravelas. Por lá, os apicultores da APAC (Associação de Apicultores de Caravelas) produziram 25% a mais no primeiro semestre de 2021 em relação ao ano anterior.

“Cada apicultor conseguiu obter entre 500 a 700 kg de mel nos primeiros meses deste ano. Realizamos alguns cursos que mudaram a nossa visão sobre apicultura. A Suzano também nos deu suporte com as oficinas de cera, além de fornecer apoio técnico, mesmo durante a pandemia. Por meio do programa Colmeias, cada apicultor da associação também recebeu 10 caixas de apicultura e 20 melgueiras. Esse incentivo é muito importante para todos”, explicou Ivan de Jesus Soares, da APAC.

Matérias relacionadas:

Milho abre a semana em alta e ultrapassa os R$ 101,00 na B3

Agricultor instala aquecedor para proteger plantação de tomate do frio intenso

Sobradinho recebe agroindústria para processamento de duas mil toneladas de frutas por ano

Classificação Indicativa: Livre 


 Por: Redação Bnews

Postar um comentário

0 Comentários