Rádio Nova Rota - PARCEIRA - Aperte o player para escutar.

Notícias

Senado vai tentar recorrer de habeas corpus do governador do Amazonas, diz presidente da CPI


 Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Omar Aziz (PSD-AM) afirmou nesta quinta-feira (10) que vai acionar a procuradoria do Senado para que recorra ao habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

Com a decisão da ministra do Supremo, Rosa Weber, o governador foi autorizado a não comparecer ao depoimento que estava marcado para esta quinta-feira, e assim o fez. 

Na abertura da reunião, que vota os requerimentos para quebra de sigilos de ex-ministros e nomes envolvidos no suposto "gabinete paralelo", Omar Aziz, governador do estado do Amazonas entre 2010 e 2014, lamentou a ausência de Wilson Lima.

Segundo o senador, era a "oportunidade" que o atual governador teria para "esclarecer ao Brasil e ao povo amazonense" a crise sanitária que acometeu o estado, em especial o caos motivado pela falta de oxigênio em Manaus, que levou a morte de pessoas por asfixia.

"O Senado vai recorrer. Respeitamos a decisão. Mas acredito que o governador perde uma oportunidade de esclarecer ao Brasil e ao povo amazonense o que aconteceu. Não é uma coisa rotineira. Faltou oxigênio. Pessoas morreram e o governador teria uma oportunidade para dizer ao Brasil e ao Amazonas o que se passou. Perde oportunidade de explicar os responsáveis pelas omissões e pelas pessoas que perderam parentes e amigos. Não dá para querer proteger alguém. Espero que o ex-secretário Marcellus Campelo, que estará aqui no dia 15, possa esclarecer. Vamos recorrer da decisão. Vamos respeitar. Mas não vamos cessar nossa busca pela verdade dos que foram omissos e que deixaram de salvar vidas por questões ideológicas", declarou o presidente da Comissão.  /Agência Senado  Por: Luiz Felipe Fernandez

Nenhum comentário