Notícias

6/recent/ticker-posts

Senado vai tentar recorrer de habeas corpus do governador do Amazonas, diz presidente da CPI


 Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Omar Aziz (PSD-AM) afirmou nesta quinta-feira (10) que vai acionar a procuradoria do Senado para que recorra ao habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

Com a decisão da ministra do Supremo, Rosa Weber, o governador foi autorizado a não comparecer ao depoimento que estava marcado para esta quinta-feira, e assim o fez. 

Na abertura da reunião, que vota os requerimentos para quebra de sigilos de ex-ministros e nomes envolvidos no suposto "gabinete paralelo", Omar Aziz, governador do estado do Amazonas entre 2010 e 2014, lamentou a ausência de Wilson Lima.

Segundo o senador, era a "oportunidade" que o atual governador teria para "esclarecer ao Brasil e ao povo amazonense" a crise sanitária que acometeu o estado, em especial o caos motivado pela falta de oxigênio em Manaus, que levou a morte de pessoas por asfixia.

"O Senado vai recorrer. Respeitamos a decisão. Mas acredito que o governador perde uma oportunidade de esclarecer ao Brasil e ao povo amazonense o que aconteceu. Não é uma coisa rotineira. Faltou oxigênio. Pessoas morreram e o governador teria uma oportunidade para dizer ao Brasil e ao Amazonas o que se passou. Perde oportunidade de explicar os responsáveis pelas omissões e pelas pessoas que perderam parentes e amigos. Não dá para querer proteger alguém. Espero que o ex-secretário Marcellus Campelo, que estará aqui no dia 15, possa esclarecer. Vamos recorrer da decisão. Vamos respeitar. Mas não vamos cessar nossa busca pela verdade dos que foram omissos e que deixaram de salvar vidas por questões ideológicas", declarou o presidente da Comissão.  /Agência Senado  Por: Luiz Felipe Fernandez

Postar um comentário

0 Comentários