Notícias

6/recent/ticker-posts

Ricardo Salles pede ao STF para depor diretamente a Aras em inquérito sobre madeireiras


 O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) para prestar depoimento diretamente ao procurador-geral da República, Augusto Aras, em inquérito que tramita na Suprema Corte para apurar  exportações ilegais de madeira . 

O ministro Alexandre de Moraes é relator do processo.

De acordo com informações do site "Poder 360", em ofício encaminhado na última terça-feira (1º), Salles pede que  os autos sejam encaminhados ao procurador-geral, para que ele promova a oitiva juntamente com um representante da Polícia Federal. 

O caso que está com Moraes resultou na operação Akuanduba, deflagrada no último dia 19, e que investiga a importação ilegal de madeiras para os Estados Unidos e Europa. 
Segundo as investigações, haveria envolvimento de agentes públicos do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Na ocasião, em que Salles foi alvo de operação de busca e apreensão, o Supremo determinou que a PGR fosse informada do caso apenas após o cumprimento das diligências. 

Na época, o jornal o Globo noticiou que fontes da investigação acreditavam que o procedimento foi adotado por desconfiança de que Aras adiasse o andamento da apuração e vazasse informações da operação para o Palácio do Planalto. 

Na última segunda-feira (31), a PGR pediu ao STF que abra um inquérito contra Salles para investigar a prática de crimes de advocacia administrativa, obstrução de investigação ambiental e organização criminosa. A ministra Cármen Lúcia é a relatora deste processo. /


Por: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil 

Postar um comentário

0 Comentários