Notícias

6/recent/ticker-posts

Faroeste: Josevando Souza é escolhido como novo substituto de Maria do Socorro no TJ-BA


 O juiz Josevando Souza Andrade é o novo substituto da desembargadora, e ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Maria do Socorro Barreto Santiago na Corte. Ele assume o posto a partir desta segunda-feira (7). 

Implicada na operação Faroeste, que apura um suposto esquema de venda de sentenças no âmbito da Corte, Socorro foi presa em 29 de novembro de 2019 e segue encarcerada.

A designação de Andrade foi publicada na edição desta segunda do Diário da Justiça Eletrônico, e acontece pouco mais de um mês após o antigo substituto de Socorro, Manuel Carneiro Bahia de Araújo, ter sido promovido ao cargo de desembargador pelo critério de merecimento no último dia 14 de abril.

Em 19 de novembro de 2019, Araújo havia sido designado para ocupar a desembargadoria de Socorro. Na ocasião, ela havia sido afastada por 90 dias. Andrade continuará no posto de substituto "até ulterior deliberação", de acordo com decreto judiciário assinado pelo pelo presidente do TJ-BA, Lourival Trindade. 

Em fevereiro deste ano, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) renovar por mais um ano o afastamento de seis magistrados do Tribunal, réus em ação penal por esquema de compra e venda decisões judiciais. 

Além de Socorro, seguem afastados de suas funções os desembargadores Gesivaldo Nascimento Britto, José Olegário Monção Caldas e Maria da Graça Osório Pimentel Leal; e os juízes de Direito Marivalda Almeida Moutinho e Sérgio Humberto de Quadros Sampaio.

*Editado às 11:38 para correção do nome do magistrado  /Por: Reprodução/TJ-BA 

Postar um comentário

0 Comentários