Notícias

6/recent/ticker-posts

Contribuinte já pode saber se caiu na malha fina do IR 2021


 Após o fim do prazo de entrega do Imposto de Renda 2021, já é possível saber se o contribuinte caiu na malha fina ou não. O trabalhador que cometeu algum erro ao informar os dados à Receita Federal consegue fazer a consulta no e-CAC, que é o centro de atendimento virtual do órgão.

Para isso, é preciso ter senha de acesso. Quem ainda não tem a senha e o código consegue criá-los ao informar os recibos do IR de 2020 e 2021. Quem está declarando pela primeira vez informa apenas o recibo deste ano. Outra opção é usar a senha do gov.br.

Ao entrar no e-CAC, no site da Receita, o contribuinte deve acessar “Meu Imposto de Renda”, do lado esquerdo da tela. Na página seguinte, irá aparecer a linha do tempo das declarações entregues. Na de 2021, haverá a informação que ajudará a identificar se o documento enviado caiu na malha fina.

Quem está com tudo em dia verá a mensagem “Em fila de restituição”. Isso significa que o IR está correto. Quando a grana for paga, será informado que a declaração foi “Processada”.

Segundo a Receita Federal, ao todo, o órgão recebeu 34,1 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021, ano-base 2020. Somente no estado de São Paulo, segundo a regional da Receita em SP, foram entregues 10,9 milhões de declarações.

O auditor-fiscal José Tostes, secretário especial da Receita, disse que a entrega do IR 2021 ocorreu “dentro da normalidade e sem intercorrências”. Quem não declarou o imposto no prazo pode enviar o documento, mas há multa mínima de R$ 165,74. Já quem cometeu algum erro pode enviar uma declaração retificadora.​  / Por: Reprodução 

Postar um comentário

0 Comentários