Notícias

6/recent/ticker-posts

Projeto em discussão na Câmara pode aumentar conta de luz da maioria dos brasileiros

Perto de ser posto em votação na Câmara dos Deputados, o projeto de lei (PL) 5829/2019, que cria um marco regulatório para a geração distribuída de energia, pode armar uma bomba tarifária nos próximos anos. 

O texto foi submetido nesta terça-feira (11) ao plenário, mas não a votação não prosperou. Deve ser votado ainda essa semana.

Quem vai pagar essa conta são milhões de brasileiros. 

A proposta em discussão estende por mais 25 anos as regras de um sistema de compensação aos “prosumidores” – consumidores que geram sua própria energia, normalmente em miniusinas solares – que vem causando polêmica no setor elétrico. 

Desde 2019, o assunto move uma “guerra de versões”, encobrindo os aspectos técnicos da discussão.

O projeto mantém subsídios e aumentará a conta de luz da maioria dos consumidores, que só são abastecidos do jeito tradicional. 

Não há dado exato de quanto seria o aumento. Alguns defendem que o subsídio é importante porque a energia solar gera outros benefícios, além de ser melhor para o meio ambiente. Mas só 0,7% dos consumidores usam energia solar. Veja a seguir uma discussão sobre pontos positivos e negativos do projeto.   / Por: Redação BNews

 

Postar um comentário

0 Comentários