Notícias

6/recent/ticker-posts

Governadores discutem levar ao STF ação conjunta para fugirem da CPI da Covid


 A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovou em sessão nessa quarta-feira (26) a convocação de oito governadores e um ex-governador para prestar depoimentos. Agora, os gestores e procuradores-gerais dos Estados estudam entrar com uma ação coletiva junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para não comparecerem à CPI. A informação é da Bela Megale, do O GLOBO.

As conversas sobre o assunto começaram na quarta-feira, após a Comissão aprovar a convocação de nove governadores. A ação pode ser apresentada pelo Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados sob o argumento de que a convocação infringe a Constituição. 

“Estamos estudando essa possibilidade. Os governadores não têm problemas de irem por convite à CPI. A preocupação é com o precedente de convocação sem amparo legal”, disse à coluna Wellington Dias, governador do Piauí.

Até agora, estão aprovados os requerimentos para a convocação dos governadores Wilson Lima (Amazonas), Hélder Barbalho (Pará), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Mauro Carlesse (Tocantins), Antonio Oliveira Garcia (Roraima), Waldez Góes (Amapá), Marcos Rocha (Rondônia) e Wellington Dias (Piauí), além de Wilson Witzel, ex-governador afastado do Rio de Janeiro.  /Por: Redação Bnews

Postar um comentário

0 Comentários