Notícias

6/recent/ticker-posts

Servidores municipais paralisam atividades em protesto por segurança em postos de saúde


 Servidores municipais que atuam nos postos de saúde de Salvador paralisaram atividades para realizar, na manhã desta segunda-feira (19), uma manifestação em frente à unidade da Baixa dos Sapateiros em prol de instalação de segurança fixa no local. 


Ao BNews, o coordenador do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), Paulo Cerqueira, afirmou que o Centro de Saúde do Pelourinho tem sido alvo de diversos episódios que ameaçam a segurança dos profissionais que atuam no posto.

“Na semana passada, por exemplo, um homem entrou na unidade depois do horário de atendimento, sem ter agendado consulta, querendo ser atendido a todo custo. Um trabalhador foi conversar com ele e o rapaz tentou agredi-lo. O funcionário precisou segurar os braços dele e colocá-lo no chão. Nós tivemos que acionar a Guarda Municipal para levar o usuário para a delegacia”, relatou Cerqueira. 
 
O coordenador do Sindseps ainda contou que cobrou a Secretaria Municipal de Saúde, que teria prometido assistência por meio de rondas da Polícia Militar. “A presença ocasional de viaturas pode amenizar a frequência de ameaças e tentativas de agressão, mas nós precisamos de uma segurança fixa, porque os casos continuam a acontecer”, criticou ele. 

“A gente sabe da dificuldade de atender a demanda dos mais de 160 postos de saúde na capital, mas tem unidades que precisam mais, como aqui”, continuou Paulo Cerqueira.

Em contato com o BNews, o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, afirmou que se reuniu com o Sindseps e a Secretaria Estadual de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para pedir o apoio da Polícia Militar com rondas frequentes nos centros de saúde que mais precisam, incluindo o do Pelourinho. Além disso, serão instaladas câmeras de segurança em algumas unidades.

“Fizemos uma reunião pedindo ronda nas áreas onde há postos de saúde e estamos também finalizando uma licitação para monitoramento eletrônico, que será acompanhado pela Guarda Civil Municipal”, afirmou Leo. 

Ainda segundo o secretário, questões orçamentárias, “principalmente neste momento de pandemia”, impedem que seja designada segurança fixa para os centros de saúde.


BNews  Por: Luiz Felipe Fernandez e Lara Curcino

Postar um comentário

0 Comentários