Notícias

6/recent/ticker-posts

Moradores de Dias d'Ávila denunciam invasão ilegal de terras em área de preservação


 Moradores do bairro de Nova Dias d'Ávila, no município de Dias d'Ávila, Região Metropolitana de Salvador (RMS), denunciam invasões a uma área de preservação ambiental. 

Segundo relatos de residentes ao BNews, as ocupações ilegais se intensificaram nas últimas duas semanas. Os invasores têm ateado fogo e cortado árvores no local, o que tem atraído animais para casas próximas.

 

 

De acordo com uma moradora ouvida pela reportagem em condição de anonimato, eles também têm passado tratores no terreno e colocado cercas e alambrados irregularmente.

Até uma placa de "propriedade particular" foi colocada, mostra uma foto enviada ao BNews. Carros também foram vistos no terreno. 

 

 

Moradores também relatam intimidações por parte dos invasores, que portam facões. "Já procuramos todos os órgãos. Prefeitura, Polícia Civil, Polícia Militar e, até agora, não tivemos nenhum retorno", reclama outra residente do bairro.

De acordo com ela, o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) também foi acionado, mas ainda não esteve na área.

Nas redes sociais, vizinhos e moradores de outras localidades têm se mobilizado para coibir as invasões. Nesta quinta-feira (22), o grupo fez um mutirão para retirar cercas e placas colocados irregularmente no local.

A associação dos moradores enviou um ofício à prefeitura denunciando a situação. Neste sábado (24), está programada uma carreata para chamar atenção para as invasões.

 

 

"Tem uma nascente [de um rio] aqui também. Eles já muraram a nascente inteira e trancaram o portão com cadeado. Cortamos alguns arames, mas o pessoal está com medo, eles não querem tirar os negócios. A gente não sabe o que faz, porque os moradores estão acuados", afirmou a moradora.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Dias d'Ávila afirmou que está averiguando a situação juntamente com a Polícia Militar. Nesta sexta-feira (23), um funcionário da gestão municipal fez imagens aéreas da área.

A administração acrescenta que está levantando relatórios para buscar a solução e alinha com Inema, PM e equipes de fiscalização para tomar as "melhores diretrizes".

Ao BNews, o Inema afirmou que a denúncia foi formalizada na quinta-feira (22), e que uma equipe seria enviada ao local para fazer a avaliação.

Veja vídeo: 


Postar um comentário

0 Comentários