Notícias

6/recent/ticker-posts

Governadores do Norte e Nordeste se reúnem com Queiroga nesta terça sobre inclusão de doses da Sputnik em plano nacional

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, marcou para a tarde desta terça-feira (20) uma reunião com governadores do Norte e Nordeste que compraram doses da vacina Sputnik V. As informações são da coluna de Bela Megale, no jornal O Globo.

De acordo com a nota, o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), deve comparecer presencialmente no encontro, que acontece às 17h em Brasília. A pauta principal é a formalização de um contrato entre o Ministério da Saúde e os estados que compraram a vacina russa. A ideia é que as 37 milhões de doses negociadas com a Russia sejam incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI).

O Consórcio Nordeste fechou com os russos a compra de 37 milhões de doses e quer colocar esses imunizantes à disposição da Saúde, para serem incluídos no PNI. Uma das opções é que o governo federal reembolse os estados pela compra. Essa tratativa chegou a avançar com Eduardo Pazuello, que, no mês passado, afirmou que as doses do Consórcio integrarão o plano. Com a troca de ministro na Saúde, porém, o tema não havia sido retomado.

Na segunda-feira (18), representantes dos estados do Nordeste desembarcaram na Rússia, com a intenção de acelerar a importação da Sputnik V, quando a vacina for liberada no Brasil. O secretário-executivo do Consórcio, Carlos Gabas, e o sub-secretário, Thiago Campos, terão reuniões com o Centro Gamaleya, estatal que desenvolveu a Sputnik V, e o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), que financiou o desenvolvimento do imunizante.

Do total de doses negociadas com os russo, o governador Rui Costa (PT) já garantiu que 9,7 milhões serão destinadas à Bahia.  / Por: Divulgação 

 

Postar um comentário

0 Comentários