Notícias

6/recent/ticker-posts

Bahia é o 2º estado com maior nº de pessoas mortas pela polícia em 2020; índice cresceu 47% em um ano


 A Bahia foi o segundo estado do país com maior quantidade de mortes causadas por policias, em 2020, é o que mostra o levantamento do Monitor da Violência, divulgado nesta quinta-feira (22). Segundo o estudo, o índice de pessoas mortas pela polícia da ativa cresceu 47% na estado no ano passado, em comparação a 2019. Foram 773 pessoas mortas pela polícia em 2019, enquanto em 200 esse número foi para 1.137. Os dados estão relacionados a policiais civis e militares.

Em números absolutos, a Bahia fica atrás apenas do Rio de Janeiro (1.239 mortes). Já com relação ao índice de crescimento deste tipo de ocorrência, o estado baiano ficou em 4º lugar no país, atrás do Mato grosso (83%), Pernambuco (58%) e Tocantins (50%). O índice da Bahia ficou muito acima da média nacional, que registrou uma queda no número de pessoas mortas pela polícia (-3%).

Quando o índice de mortes por policiais é relacionado a cada mil habitantes, a Bahia ocupa o terceiro lugar no Brasil, com 7,6. Na frente do estado baiano, estão Amapá (12,8) e Sergipe (8,5).

Procurada pela reportagem, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informou que é notório o aumento da violência empreendida pelos criminosos, e por isso, o combate é feito com uso proporcional da força e dentro da lei. Leia a nota na íntegra:

"A Secretaria da Segurança Pública ressalta que as polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, investem em treinamento, buscando sempre que o servidor de segurança atue, preservando vidas. No entanto, é notório o aumento da violência empreendida pelos criminosos. A SSP reforça que tem trabalhado intensamente  na identificação  e prisão de integrantes de quadrilhas armadas , responsáveis pela maior parte dos homicídios do estado. Por fim, reforça que esse combate é feito com uso proporcional  da força e dentro da lei", diz a nota.

Matérias relacionadas:

Bahia tem três cidades entre as mais violentas do mundo, segundo ranking internacional
Número de PMs assassinados na Bahia em 2021 já é quase a metade do registrado no ano passado    /
Por: Divulgação/SSP-BA  Por: Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários