Notícias

6/recent/ticker-posts

Hemoba convida voluntários a doarem até as 16h após prorrogação de decreto


 As unidades de coleta da Hemoba seguem com atendimentos em horários especiais até o dia 29 de março, cumprindo prorrogação do decreto estadual que restringe a circulação de pessoas para controle da Covid-19 na Bahia. Os pontos de coleta de Salvador instalados em centros comerciais, como os do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, se mantêm fechados. Em contrapartida, foi instalada uma unidade móvel até o dia 3 de abril no Big Bom Preço da Avenida ACM, região do Iguatemi, com atendimentos de segunda a sábado, das 8h às 16h.

Para evitar a exposição de funcionários e voluntários nos horários de esvaziamento na capital baiana por conta do toque de recolher, que começa às 18h esta semana, a sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, e no sábado, das 7h30 às 12h30; a unidade do Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h; e a unidade do Hospital Irmã Dulce (Osid), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. No interior do estado, cada unidade cumpre medidas de acordo com o estabelecido nos seus municípios. Os horários atualizados podem ser consultados no site da Hemoba.

O diretor da Fundação, Fernando Araújo, destaca que o país atravessa um momento delicado da pandemia e a instituição precisa da colaboração de todos para atender a demanda de transfusão do estado. “Convidamos os voluntários a doarem mais cedo, respeitando as medidas sanitárias, mas sem deixar de fazer a sua parte. Tem muita gente precisando de sangue”, afirma.

Lauro de Freitas

Do dia 23 a 27 de março, um dos ônibus de coleta da Hemoba ficará no estacionamento da Loja Maçônica de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Os atendimentos ocorrem das 8h às 16h, com uma hora de intervalo para o almoço.

Nas unidades móveis os atendimentos acontecem de forma espontânea, por ordem de chegada, cumprindo os protocolos sanitários para segurança dos voluntários e da equipe técnica. É permitida apenas a entrada de dois doadores por vez nos ônibus. Também é possível agendar o atendimento através do telefone (71) 3116-5643.

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.

Redação BNews

Postar um comentário

0 Comentários