Notícias

6/recent/ticker-posts

Bahia estuda criação de centros com suporte respiratório 24 horas


 A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já estuda a criação de dois centros de suporte respiratório em unidades de atendimento a pacientes de covid como uma forma de prevenir que os infectados pelo vírus sejam intubados. A informação foi compartilhada pelo secretário estadual Fábio Vilas-Boas, durante entrevista à TV Bahia, na manhã desta segunda (8).

O projeto é fruto da experiência do secretário que ficou internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após testar positivo para a doença. Segundo ele, o atendimento será feito 24h por fisioterapeutas e ajudará a desafogar a demanda por leitos de alta complexidade. Não foi informado a data de abertura dos centros.

“Nós não vamos conseguir vencer a pandemia trabalhando apenas com médicos. O médico é o fim da linha, é o último estágio que vai receber orientação terapêutica e que vai dar diretriz, mas antes de chegar nele, nós temos que lançar mão de estratégias que impeçam a necessidade do paciente de ir para uma UTI, estou me referindo, especificamente, a um trabalho de fisioterapeutas, nós temos uma mão de obra muito grande de fisioterapeutas no estado da Bahia. Eles são o grande diferencial para evitar que a pessoa vá para o ‘tubo’ ou não, são os exercícios fisioterapêuticos respiratórios”

“Estamos desenhando, desde a semana passada, centros de suporte respiratório, centrados nos fisioterapeutas, isso, inicialmente, será feito em dois hospitais no estado da Bahia, mas estamos modelando  para termos fisioterapia 24 horas nos pontos de atendimento à covid, com uso de máscara e dispositivos de pressão, que são extremamente baratos e fácil de usar”, completou o secretário. /Por: Governo de São Paulo 

Postar um comentário

0 Comentários