Notícias

6/recent/ticker-posts

Rui relata falta de médico para reabrir hospital de campanha da Arena e garante buscar solução judicial se for preciso

 


O governador Rui Costa explicou nesta sexta (26) que a licitação para reabrir o hospital de campanha da Arena Fonte Nova, exclusivo para coronavírus, ainda não tem ganhadores por falta de médicos.  “Ainda não conseguimos fechar a organização social que vai gerir a Fonte Nova, todos têm alegado falta de pessoal para fechar equipe.  Ontem liguei para Maria Rita da Irmã Dulce para ela nos ajudas, para ver se a organização irmã Dulce pode gerir, mas  ela também me relatou que está sem pessoal, pois muito profissionais adoeceram. Então, a gente percebe que a situação está se agravando quando começa a perder parte da equipe. Nós vamos buscar outras alternativas e não descarto buscar médicos fora do estado ou país, para garantir esse atendimento, se necessário for buscar a Justiça com liminar, farei, o que não podemos assistir é ter leito e não ter pessoal”, disse, em entrevista à TV Bahia. 

O governador, no entanto, garantiu que vai entrar já Justiça se for preciso para contratar profissionais de saúde para reabrir o hospital. “Ontem conversando com a secretária em exercício, eu disse o prazo é amanhã, se não conseguirmos mobilizar equipe para abrir o hospital de campanha Fonte Nova,  vou chamar a Procuradoria do Estado, vamos buscar viabilizar, até o final do dia buscar alternativas, contratar no Brasil ou no exterior, médicos, enfermeiros, sem médicos é que não podemos ficar. A vida humana em primeiro lugar. Hoje é o prazo máximo pra ver se a gente consegue contratar médicos”, completou.   

BNews publicou nesta sexta que as duas empresas que entregaram as propostas não estão aptas. O governo da Bahia, convocou na última  terça-feira (23), através de uma dispensa emergencial, um chamamento público para contratação de uma nova empresa. A abertura das propostas de uma organização social para gestão, operacionalização e execução das ações e serviços no hospital de campanha ocorreu nesta quinta-feira (25). 

O hospital de campanha foi inaugurado em junho do ano passado e desativado em outubro após a diminuição de casos de Covid no estado. Contudo, nos últimos dias, a Bahia registrou mais de 80% de ocupação dos leitos de UTI, UPAs lotadas, situação que fez o Governo decidir por utilizar novamente o espaço. Nesta quinta a Bahia chegou a 100 mortes no dia por causa da Covid.

 Tamirys Machado

Postar um comentário

0 Comentários